Sejus e Casa Amarela promovem oficina de cinema em unidades prisionais

Internos do sistema penitenciário vão passar por uma experiência diferente esta semana. Por três dias, alunos de três unidades prisionais conhecerão e executarão técnicas do cinema de animação. A ação é uma parceria entre a Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado e a Casa Amarela Eusélio Oliveira, da Universidade Federal do Ceará. Ao todo, 60 internos serão contemplados.

CINE ANIMA OLINDA –

As aulas ocorrem de terça a quinta. Na quarta-feira (14), às 10h, o titular da Sejus, Hélio Leitão, e o diretor da Casa Amarela Eusélio Oliveira, Wolney Oliveira, estarão no presídio feminino acompanhando a atividade.

Os internos são reclusos do Instituto Penal Feminino Desembargadora Auri Moura Costa, Casa de Privação Provisória de Liberdade Agente Elias Alves da Silva e Unidade Prisional Irmã Imelda Lima Pontes. Serão 20 participantes em cada unidade. Na seleção, além do interesse do interno foi levada em consideração a participação em outras oficinas relacionadas ao desenho, como o curso de grafite.

O cineasta de animação Telmo Carvalho, que vai ministrar as oficinas, explica que os alunos irão preparar um roteiro, contar uma história a partir das técnicas do cinema de animação. “No final, esse material vai se transformar em um filme de um minuto. Parece pouco, mas a animação requer muito trabalho”, pontua. Carvalho destaca que o fundamental é exercitar a criatividade e transformar isso em um roteiro. O cineasta completa que a equipe estará com os alunos por três dias, mas o trabalho segue na unidade até que todos os desenhos sejam coloridos pelos internos. Em seguida, esse material segue para edição da Casa Amarela.

“Nós vimos que a gestão da Sejus tem buscado levar cultura, formação, conhecimento para as unidades prisionais, tínhamos conhecimento de uma ida de internos a uma sessão de cinema. Isso nós fez apresentar essa proposta à Secretaria e deu certo”, comemora o diretor da Casa Amarela, Wolney Oliveira. Para ele, esta é uma oportunidade única, uma ação diferenciada que pode mesmo despertar o interesse dos internos para o cinema de animação.

O titular da Sejus, Hélio Leitão, destaca que essas ações apresentam novos mundos aos internos e isso faz parte de uma humanização do cumprimento da pena. “Uma experiência nos mostrou que há pessoas internas do sistema prisional que nunca haviam ido a um cinema. A primeira oportunidade ocorreu quando preso, agora vamos levar a produção de cinema para a unidade. É fundamental propiciar a essas pessoas experiências diferentes, que as façam ver um mundo novo, desconhecido e, assim, repensar suas práticas”, destaca Leitão.