Comunistas tchecos fazem petição para retirar país da Otan

Partido Comunista da República Tcheca (KCSM), o terceiro partido em importância no país, recolhe votos para a petição sobre a saída da Otan, no âmbito de sua campanha eleitoral.

Tchecos se mobilizam contra participação do país na Otan

Em entrevista à agência Sputnik, o vice-presidente do KCSM, Josef Skala, disse que a Otan não defende o país, mas sim o ameaça.

"A Otan é o contrário do que apregoa. A política que promove ameaça cada vez mais a segurança", disse Skala.

Na sua opinião, a República Tcheca é vista na Otan como um escudo vivo que será o primeiro a receber o ataque de uma potência nuclear – a Rússia. Essa "política idiota" faz com que as pessoas percam trabalho, provoca despesas e riscos e prejudica os negócios.

"As potências que nos envolvem num jogo de azar lucram com isso. Cada vez mais eleitores são atraídos pela nossa segurança e pela segurança europeia", disse Skala.

No âmbito da sua campanha eleitoral, os comunistas promovem a petição pela saída do país da Otan.

"Esta petição exige que o nosso governo não permita a instalação de tropas estrangeiras e suas armas no nosso território, não envie nossos soldados para a fronteira com a Rússia e possibilite que as pessoas resolvam por si próprias a questão da necessidade de permanecer na Otan através de um referendo democrático", disse o vice-presidente do Partido Comunista.

A petição recolhe mais e mais assinaturas. As pessoas gostam da ideia de lutar por uma causa comum.