Europeus debatem segurança em um ambiente tenso no continente

Os 27 chefes de Estado e de Governo da União Européia (UE), com a ausência do Reino Unido, chegaram nesta sexta-feira (16) a diversos acordos sobre segurança apesar do tenso ambiente existente em uma cúpula realizada em Bratislava, capital da Eslováquia.

Donald Tusk

Segundo os meios locais, os líderes europeus procuram traçar um caminho que ofereça alternativas antes do próximo março para reforçar as fronteiras do denominado Velho Continente, assegurar o controle migratório e a legislação antiterrorista, entre outras ações.

"Tem sido um debate franco, mas sem reprovações", indicou o presidente do Conselho europeu, Donald Tusk, que desde o início da cúpula informal pediu aos chefes de Estado um encontro "brutalmente honesto" entre os atores.

Conforme Tusk, a reunião demonstrou que existe um ambiente tenso entre as várias nações, mas apesar das "diferenças" existentes entre os membros da UE, não se evidenciaram "ataques" diretos entre seus líderes.

Tusk mostrou todos as pautas em debate e valorizou que a prioridade para a comunidade européia nestes momentos deve ser a do que chamou de "caos migratorio de 2015", que não deve ser repetido no futuro.

Ainda assim, vários dos participantes do encontro de Bratislava advertiram que as palavras "caos migratório" soam errado e, portanto, poderiam ser extirpadas do texto final.

Outro aspecto a tratar é a saída do Reino Unido da UE, o chamado Brexit, uma espinha no gerenciamento do bloco, que faz questão de especificar o divórcio antes de 2019.

O objetivo primário dos líderes europeus presentes em Bratislava é – segundo o chamado "mapa do caminho" – definir uma política mais efetiva para as principais preocupações a nível continental antes de março de 2017, quando será celebrado em Roma os 60 anos do projeto da UE.