Vanessa critica denúncia sem provas do MP contra Lula  

A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) criticou a denúncia apresentada pelos procuradores do Ministério Público Federal, da operação Lava Jato, contra o ex-presidente Lula. Ela afirmou que a denúncia contra Lula é parcial, porque está cheia de ilações e suposições, sem nenhuma prova. E destacou que, por isso, a denúncia tem sido criticada não só por defensores, mas até por adversários do ex-presidente. 

Senadora critica denúncia sem provas do MP contra Lula - Agência Senado

Em discurso no plenário do Senado, nesta segunda-feira (19), e em sua coluna semana publicada na Folha de São paulo, nesta terça-feira (20), a senadora citou juristas e especialistas em Direito que rechaçam as denúncias dos procuradores. 

Um deles é a avaliação do professor da Unicamp, Marcos Nobre, expressa em artigo publicada no jornal Valor Econômico, que aponta que a denúncia contra Lula "apequena a Lava Jato e está em consonância com o projeto do governo de Michel Temer de limitar o círculo de atingidos pelas investigações."

“Isso é uma sinalização clara de quem quer estancar a Lava Jato. Aliás, Romero Jucá disse isso há muito tempo: que a forma mais eficiente de estancar a Operação Lava Jato seria a retirada da presidenta Dilma do poder, porque quem foi denunciado foi, e quem não foi não mais será. É lamentável que tudo isso esteja acontecendo”, disse a senadora, citando o jurista de mais de 30 anos de profissão, reconhecido no Brasil inteiro, Wálter Maierovitch.

Ela destacou ainda a fala do professor de Direito Constitucional da PUC São Paulo, Pedro Estevam Serrano, que fez a seguinte observação: “É absolutamente ilegal um agente de Estado afirmar que um cidadão é ‘comandante máximo de um grupo criminoso’ sem que ele sequer tenha tido oportunidade de defesa. Neste caso, o agente está descumprindo o dever jurídico de preservar a imagem e a figura do réu.”

E seguiu em seu discurso a senadora, citando ainda o Bispo Emérito da Diocese de Blumenau, Dom Angélico Sândalo Bernardino: "Sem provas, acusar Lula é uma leviandade" e o jornalista Jânio de Freitas, que escreveu que uma "'denúncia' vazia trilha caminho à margem da Constituição".

“Qual é a prova?”

Ao final, ela conclui que “não são apenas os defensores do ex-Presidente Lula que denunciam a parcialidade dessa atitude vexatória. As críticas partiram, inclusive, de muitos blogs, de muitos articulistas jurídicos que são contrários às opiniões políticas do Presidente Lula. Porque uma verdade tem que ser dita: disseram que o Presidente Lula é o chefe de todo esse grande esquema, o comandante de todo o esquema de corrupção. Mas qual é a prova?” indaga a senadora, fazendo coro a todas as pessoas que assistiram a coletiva dos procuradores na semana passada.

“É lamentável que tudo isso esteja acontecendo. Por isso, eu não poderia deixar de vir aqui e também fazer esta denúncia, engrossar a fila daqueles que denunciam isso, porque nós temos muito apreço pelo Poder Judiciário brasileiro; temos muito apreço pelo Ministério Público Federal e não cremos que o melhor caminho seja o que está sendo adotado e tomado pela força-tarefa da Lava Jato de Curitiba, que persegue pessoas, que tem uma forma muito parcial de analisar e fazer as denúncias”, concluiu.