Pessoas com Deficiência realizam desfile inclusivo no Congresso 

Nesta quarta-feira (21) comemora-se o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência. Com o objetivo de dar visibilidade e empoderar as pessoas com deficiência foi realizado um desfile de modelos com deficiência do projeto Fashion Inclusivo, próximo à rampa do Congresso Nacional.  

Pessoas com Deficiência realizam desfile inclusivo no Congresso - Agência Câmara

O evento é de iniciativa da deputada Erika Kokay (PT-DF) e Chico D’Angelo (PT-RJ), que aprovaram requerimentos nas Comissões de Cultura e de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência (CPD) para a sua realização.

Segundo os parlamentares, "é importante um projeto como o Fashion Inclusivo poder mostrar à sociedade o potencial de seus integrantes e alertar os gestores públicos e privados que é necessário inserir esta parcela expressiva da população.”

O Fashion Inclusivo é uma entidade da sociedade civil que atua na defesa dos direitos das pessoas com deficiência no Distrito Federal. Fundada em 2010, na cidade satélite de Sobradinho, a entidade tem como objetivos, proporcionar às crianças e jovens com deficiência situações que favoreçam a autoconfiança, a autoestima e a superação, através da participação em desfiles de moda.

As bandeiras da associação passam pela discussão da falta de espaços acessíveis, pela divulgação dos direitos das pessoas com deficiência e especialmente, pela luta contra o preconceito.