Fidel Castro recebe primeiro ministro da China

O líder da revolução cubana, Fidel Castro, recebeu o primeiro ministro da China, Li Keqiang, em sua casa na tarde deste domingo (25) para uma conversa sobre a conjunta internacional e a política local.

Fidel Castro e Li Keqiang - Alex Castro

O encontro informal integrou a agenda oficial do primeiro ministro, que também é membro do Comitê permanente do Bureau do Partido Comunista da República Popular da China, na ilha.

Durante a conversa, Fidel se mostrou disposto. Eles falaram sobre os laços históricos que unem os dois países e lembraram da participação de soldados chineses em guerras de Cuba e no fortalecimento das relações diplomáticas há mais de cinco décadas.

Fidel e Li Keqiang concordam sobre a complexidade e os perigos da atual conjuntura internacional e a necessidade de se preservar a paz e a vida humana.

No final do encontro, Fidel mostrou à delegação chinesa algumas experiências que Cuba vem promovendo para elevar a produção de alimentos e outras áreas que são independentes dos investimentos em turismo e outras fontes de desenvolvimento autônomo.

Fidel falou ainda sobre o quanto se preocupa com o bloqueio econômico imposto pelos Estados Unidos à ilha e disse estar consciente do compromisso da China e da Rússia com a paz no mundo. “Depois de um notável avanço econômico e social, a paz e a amizade são as tarefas mais importantes da República Popular da China sob a direção de seu presidente Xi Jinping e seu primeiro ministro Li Keqiang”, disse o líder revolucionário.