Advogado de Dirceu elogia PF por assumir erro: Há outros a corrigir

Em entrevista ao Conjur, o advogado do ex-ministro José Dirceu, Antônio Podval, considerou positivo o reconhecimento da Polícia Federal de que cometeu um erro ao atribuir a Dirceu o recebimento de propina da Odebrecht. Mas salientou que essa não é a única acusação indevida.

Podval advogado de José Dirceu

Segundo o criminalista, diversos delatores imputaram crimes a Dirceu pelo fato de ele já estar cumprindo pena da Ação Penal 470 e porque a força-tarefa da Lava Jato apontou que ele era o "comandante" do esquema de corrupção da Petrobras.

A força-tarefa da Lava Jato confessou que "errou" ao atribuir que o apelido "JD" se trata de José Dirceu na planilha da Odecrecht e, por isso teria recebido R$ 48 milhões. A declaração da PF foi dada na coletiva de imprensa para explicar a prisão de Palocci, ocorrida nessa segunda-feira (26). Agora, os investigadores apresentaram uma nova versão em que dizem que JD se refere a Jucelino Antonio Dourado, ex-chefe de gabinete do também ex-ministro Antonio Palocci.

O criminalista Antônio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, afirma que o Ministério Público Federal contradisse a tese da AP 470 ao afirmar, na denúncia contra Lula, que o ex-presidente era o chefe do mensalão. Isso porque todo esse processo foi montado sob o fundamento de que Dirceu era o comandante do esquema e a maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal concordou com a acusação, e condenou Dirceu. Agora, os procuradores estão convictos de que Lula era o comandante.

Para o advogado de Dirceu, "está na hora de as pessoas tomarem consciência de que essas acusações têm que ser vistas com mais cuidado", pois são feitas com interesses específicos.

Podval também criticou a falta de mudanças legislativas e institucionais. "Se nada for feito nesse sentido, daqui a 10 anos estaremos enfrentando os mesmos problemas de hoje", avaliou.