Republicano histórico, jornal americano recomenda voto em Hillary

O jornal The Arizona Republic destacou nesta quarta-feira (28) que Hillary Clinton tem o temperamento e a experiência para ser presidenta dos Estados Unidos. É o primeiro apoio deste jornal tradicionalmente republicano a um candidato democrata em seus 126 anos de história.

Editorial do The Arizona Republic a favor de Hillary

Em editorial, nega que o candidato Donald Trump tenha quaisequer dessas virtudes, se distanciando do "Grand Old Party" por causa dos disparates do candidato milionário, considerado por ele uma ameaça e de cuja recente conversão ao conservadorismo duvidam.

Além disso, o influente jornal criticou Trump por seus comentários degradantes em relação às mulheres e minorias étnicas, algo que definiram como uma "falta pasma de decência humana".

Por sua vez, o Arizona Republic elogiou a liderança de Hillary e considerou que seu programa em relação às políticas migratórias está bem mais ajustado às necessidades do estado do Arizona que as propostas de Trump.

"Em lugar de oferecer soluções, ele (Trump) pendura bodes expiatórios como pinhatas e convida as pessoas a bater nelas", descreve o editorial do jornal, que se soma assim a outros meios conservadores que tomam distância do investidor nova-iorquino.

Por exemplo, dois meios de tradição republicana cuja mudança de opinião é significativa são o New Hampshire Union Leader, que se posicionou pelo candidato libertário Gary Johnson, e o Dallas Morning News, que negou que Trump mereça o voto de seus leitores, .