No Recife, tendência hoje é de segundo turno entre PSB e PT

No próximo domingo, cerca de 1,1 milhão de pessoas irá às urnas no Recife, em uma eleição que, se fosse hoje, seria definida no segundo turno. De acordo com a última pesquisa Ibope divulgada na cidade, o atual prefeito e candidato à reeleição, Geraldo Julio (PSB), tem 40% das intenções de voto e é seguido pelo ex-prefeito João Paulo (PT), que aparece com 26%. Ao que tudo indica, portanto, um confronto final, em 30 de outubro, se daria entre duas forças que caminharam lado a lado até 2012.

PCdoB Recife e Geraldo Julio têm encontro neste sábado - Divulgação

O cenário sinaliza, de certa maneira, um repúdio às forças mais conservadoras da cidade. O deputado federal Daniel Coelho (PSDB) – que terminou em segundo lugar na eleição municipal de 2012 – ficou em terceiro nesta sondagem, com 17% das intenções de voto. Já a deputada estadual Priscila Krause (DEM) não chegou nem aos dois dígitos, figurando com 3%.

O candidato do PSOL, Edilson Silva, por sua vez, tem 1% da preferência do eleitorado, e os demais candidatos – Carlos Augusto Costa (PV), Simone Fontana (PSTU) e Pantaleão (PCO) – juntos, somam também 1%, na pesquisa que foi divulgada na última quarta (27). Os votos brancos e nulos chegam a 8%, e 4% não souberam ou não responderam.

Disputa de gestões

O foco da campanha das duas principais candidaturas tem sido o confronto das gestões. Geraldo Julio, formado em administração e especialista em gestão pública, é funcionário concursado do Tribunal de Contas do Estado.

Trabalhou no terceiro governo Arraes e foi secretário de Planejamento e de Desenvolvimento Econômico, além de coordenador do programa de segurança Pacto pela Vida e presidente do porto Suape no governo Eduardo Campos. Disputou sua primeira eleição em 2012 e saiu dela vitorioso no primeiro turno, com 51,1% dos votos.

De acordo com a mesma pesquisa Ibope, a gestão de Geraldo é aprovada hoje por 58% dos eleitores entrevistados.

Já João Paulo começou sua vida profissional como operário metalúrgico, tendo sido fundador do PT e o primeiro presidente da Central Única de Trabalhadores (CUT) de Pernambuco. Foi vereador, deputado estadual e, em 2000, foi eleito prefeito do Recife no primeiro turno com 56,1% dos votos, cargo para o qual reconduzido na eleição seguinte. Em setembro de 2008, ano em que encerrou a gestão, tinha uma aprovação de 64%, segundo pesquisa Datafolha.

Depois de ter sido deputado federal, João Paulo, que é economista, assumiu a presidência da Superintendência do Desenvolvimento Regional (Sudene), mas deixou o posto após o afastamento da presidenta eleita Dilma Rousseff.

Até a eleição municipal de 2012, os dois partidos que podem se enfrentar no segundo turno integravam a Frente Popular, ao lado de outras forças, incluindo um tradicional aliado, o PCdoB.

Militante deste partido, Luciano Siqueira pode falar com propriedade sobre as gestões de JoãoPaulo e Geraldo Julio. Foi vice-prefeito do petista – que agora tem como companheiro de chapa o deputado estadual Silvio Costa Filho (PRB) – e exerce a mesma função atualmente, na gestão encabeçada pelo PSB.

“Não podemos desconhecer um milímetro que seja dos êxitos de João Paulo como governante, mas há de se reconhecer que nunca se fez tanto nessa cidade, em 3 anos e meio, como na gestão de Geraldo Julio”, defendeu Siqueira.

De acordo com ele, entre as grandes conquistas do atual prefeito, estão o fato de Geraldo ter recolocado o planejamento como vetor da gestão pública e de ter conseguido enfrentar a crise econômica fazendo ajustes que não comprometeram seu plano de governo, disse Siqueira, destacando ainda que, mesmo diante de um ambiente de dispersão política e intolerância, o prefeito conseguiu “governar na pluralidade” e reunir 20 partidos na aliança que sustenta sua candidatura.
Segundo turno

Caso se confirme o cenário captado nesta última pesquisa Ibope, um segundo turno entre Geraldo Julio e João Paulo terminaria com resultado favorável ao socialista, aponta a sondagem. Geraldo, que em pesquisa anterior tinha 50%, no último levantamento oscilou positivamente em um ponto e foi a 51%.

No sentido contrário, o petista variou um ponto para baixo, ficando em 34%. Nesse quadro, brancos e nulos somam 11% e outro 5% não souberam ou não opinaram.

Perfil do eleitorado

Entre os eleitores que votarão para escolher o prefeito e 39 vereadores no Recife, mais da metade, 55%, é mulher. A faixa etária com mais votantes é de 30 a 34 anos (11,3%).

Em relação ao grau de instrução, 42,39% possuem ensino médio completo ou incompleto, 27,93% tiveram acesso a um curso superior (concluído ou não) e 24,93% possuem ensino fundamental completo ou incompleto. Analfabetos totais e funcionais são 5,31%.

Câmara de vereadores

Já nas eleições para a Câmara de Vereadores da capital pernambucana, 933 pessoas disputam 39 vagas. Ao todo, 31 partidos apresentaram candidatos à Câmara. Na atual legislatura, 29 parlamentares municipais tentam a reeleição. A maioria dos candidatos à Câmara de Vereadores é composta por homens – 67,48%. Em relação à cor, 420 são brancos e 414 pardos, os grupos mais expressivos.

Existem ainda 122 negros, oito amarelos e um indígena. Levando em conta o grau de instrução, a faixa mais numerosa é a do ensino médio completo, com 364 candidatos. Outros 318 possuem curso superior completo, e 104, incompleto.