China e Belarus prometem parceria estratégica e integral mais estreita

A China e Belarus decidiram no dia 29 de setembro criar uma parceria estratégica e integral caracterizada pela confiança e cooperação de benefício mútuos.

Xi Jinping Alexander Lukachenko - Xinhua/Xie Huanchi

Durante as conversações com seu homólogo belarusso, Alexander Lukachenko, no Grande Salão do Povo, o presidente chinês Xi Jinping disse que a China e Belarus são bons amigos e parceiros sinceros. Lukachenko iniciou no dia 28 de setembro uma visita de Estado à China a convite de Xi.

Elogiando a comunicação e cooperação estreitas entre a China e Belarus, Xi disse que os laços bilaterais estão se desenvolvendo para um nível mais alto.

Xi indicou que a China está disposta a trabalhar com Belarus para manter o impulso de desenvolvimento e aproveitar plenamente as oportunidades geradas pela Iniciativa de Cinturão e Rota para dar novo ímpeto às relações e assim beneficiar os povos dos dois países.

As duas partes esperam consolidar a confiança política, manter as visitas de alto nível e oferecer um ao outro firme apoio em assuntos relacionados a seus respectivos interesses essenciais, disse Xi.

"A confiança política é a base da parceria estratégica e integral China-Belarus", indica uma declaração conjunta assinada pelos dois presidentes depois de sua conversação. As duas partes concordaram em respeitar suas respectivas vias de desenvolvimento e suas políticas nacionais e externas.

Durante as conversações, Xi expressou a esperança de que a China e Belarus integrem suas estratégias de desenvolvimento para ter mais interesse comuns.

Belarus é um amigo confiável da China, disse Lukachenko, assinalando que ambos os países têm amplos interesses comuns e uma cooperação frutífera em diversos âmbitos.

Lukachenko disse que seu país apoia a Iniciativa de Cinturão e Rota e está disposto a integrar suas próprias estratégias de desenvolvimento à iniciativa.

De acordo com um comunicado conjunto, a China e Belarus decidiram realizar esforços conjuntos para fomentar a construção do Cinturão e Rota e tornar o Parque Industrial Grande Pedra China-Belarus um projeto exemplar ao longo do Cinturão e Rota.

A parte belarussa também trabalhará pelo alinhamento do Cinturão e Rota com a União Econômica Eurasiática, acrescentou o comunicado.

As duas partes decidiram impulsionar a cooperação em comércio, investimentos, finanças, transporte, segurança, inovação tecnológica, cultura e intercâmbios entre pessoas.

Os dois países concordaram em manter uma estreita comunicação e coordenação em assuntos regionais e internacionais no marco das Nações Unidas.

Depois das conversações, os dois presidentes participaram de uma cerimônia de assinatura de 26 documentos de cooperação, incluindo uma lista de medidas para impulsionar a Iniciativa de Cinturão e Rota.

No mesmo dia, Lukachenko também se reuniu com Zhang Dejiang, presidente do Comitê Permanente da Assembleia Popular Nacional, e com Yu Zhengsheng, presidente do Comitê Nacional da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês.