Morre Edson Pereira, histórico militante comunista do Ceará

Faleceu na manhã desta segunda-feira (03), aos 74 anos, vítima de complicações de um câncer no fígado, o farmacêutico Francisco Edson Pereira. Militante histórico do PCdoB no Ceará, Pereira tinha grande ligação com o Partido e tornou-se referência na luta sindical no Estado.

Morre Edson Pereira, histórico militante comunista do Ceará

Querido por amigos e admirado por colegas, Edson Pereira atuou desde cedo na luta em defesa do povo e do país. Nascido em Tianguá, o ex-preso político foi um dos responsáveis pela fundação no jornal Mutirão, importante ferramenta de resistência ao regime militar, e contribuiu de forma relevante em seu dia a dia. Formado em Farmácia pela Universidade Federal do Ceará, onde anos depois passou a lecionar, presidiu o Conselho Regional de Farmácia e do Sindicato da categoria no Estado. Seu papel frente ao movimento sindical, principalmente ainda no período da ditadura, foi destacado. Além de atuante dirigente, Pereira foi responsável pela reorganização das centrais sindicais. Sempre ligado ao PCdoB, chegou a disputar as eleições de 2012 como candidato a vereador de Fortaleza.

Opiniões 

Em nome do PCdoB-CE, o advogado Benedito Bizerril lamentou a perda do amigo. “Edson foi um homem que sempre esteve na luta por justiça social, foi batalhador permanente das causas progressistas e democráticas. Sua partida representa grande perda, principalmente nesse momento em quem o país vive novamente momentos conturbados com sérias ameaças ao processo democrático. Certamente ele nos fará muita falta, mas seguirá nos inspirando na defesa destas causas”.

Para o deputado federal Chico Lopes, que o conheceu ainda jovem e com ele atuou já como militantes do PCdoB, “morre um defensor das causas socialistas”. “Edson Pereira teve o comportamento de um grande revolucionário, que não se dobrou diante das torturas da ditadura. Era homem alegre, que enfrentava as dificuldades com tranquilidade, que tinha grande respeito com seus semelhantes e sempre esteve preocupado com o avanço do país. Posso dizer que aprendi muito com seu comportamento. Sem dúvidas, ele me ensinou a ser um político de esquerda e um comunista de verdade. Como em toda sua trajetória, encarou a doença com dignidade e respeito. Sua família e todos nós, seus amigos, muito temos a nos honrar por sua presença”, ratifica.

Mais

O velório de Edson Pereira será realizado no complexo velatório Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688, Aldeota) nesta segunda-feira (03), a partir das 13h. A missa será no mesmo local, na terça-feira (04), às 9h.