Senado vai debater acordos internacionais contra o racismo 

A Convenção Interamericana Contra o Racismo, a Discriminação Racial e Formas Correlatas de Intolerância, assinada em 2013 pela Organização dos Estados Americanos (OEA), será objeto de debate em audiência pública interativa da Comissão de Direitos Humanos (CDH) do Senado nesta terça-feira (4). O acordo, assinado na Guatemala, aprimorou os parâmetros de proteção internacionalmente consagrados, além de incluir formas contemporâneas de racismo.  

combateaoracismo_radio_vermelho

O presidente da CDH, senador Paulo Paim (PT-RS), considera importante que a sociedade não aceite qualquer tipo de discriminação, seja ela racial, ou por outros motivos.

“Infelizmente a discriminação por cor, gênero e orientação sexual ainda é um problema no Brasil. Sempre acreditei que não há lugar para a aceitação da discriminação e da intolerância no país livre e democrático que desejamos construir, por isso se faz necessário debatermos as convenções que tratam do assunto”, disse o senador, referindo-se também à Convenção Interamericana Contra Toda Forma de Discriminação e Intolerância, aprovada pela OEA no mesmo ano.

Para participar do debate, foram convidados autoridades e especialistas do assunto, além de representantes de centrais sindicais.

A audiência será interativa. As pessoas que tenham interesse em participar com comentários ou perguntas podem fazê-lo por meio do Portal e-Cidadania e do Alô Senado, pelo número 0800 61 2211.