Sejus realiza semana do bebê no presídio feminino

O mês das crianças, para além de uma data comercial, relembra os cuidados necessários com a infância. Por isso, entre os dias 5 e 11 de outubro, a Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado (Sejus) realiza no Instituto Penal Feminino Desembargadora Auri Moura Costa (IPF) uma semana de palestras informativas e ações voltadas para os bebês, mães e grávidas da unidade.

Sejus realiza semana do bebê no presídio feminino

Entre os temas abordados nas palestras estão os cuidados com a amamentação, higiene dos bebês, desenvolvimento infantil, benefícios sociais e nutrição. As áreas de assistência social, psicologia e nutrição da Sejus são responsáveis pelos conteúdos das conversas.

Para Lúcia Bertini, assessora de Cidadania da Sejus, a semana é uma contribuição no aprendizado e na formação das mães e das grávidas que estão internas no IPF. “É um apoio para essas mães saberem que não estão sozinhas e que podem ter dos nossos técnicos as orientações para o cuidado com o bebê”, fala a assessora.

Ainda segundo Bertini, o objetivo da ação é valorizar a relação mãe-bebê, fundamental para o desenvolvimento sadio dessas crianças, fortalecer os vínculos, e cuidar dessa mãe no período puerperal, importante também por conta da saúde mental.

Programação

Dia 5 – Amamentação – importância, cuidados e orientações; Higiene oral de bebes e uso da chupeta e importância da amamentação no desenvolvimento oral;

Dia 6 – Desenvolvimento infantil e importância de vínculos;

Dia 7 – Benefícios Sociais – conhecimento e acesso;

Dia 10 – A importância do Brincar;

Dia 11 – A importância nutricional da amamentação e a introdução alimentar.

*Programação no turno da manhã