Luciana: "Como garantir empregos sem investimento público?"

Ao encaminhar o voto da bancada do PCdoB na comissão especial que analisa a Proposta de Emenda Constitucional 241, a deputada federal Luciana Santos (PCdoB) destacou que a medida promove um ataque aos direitos do povo. A parlamentar, que é presidenta nacional de seu partido, também desconstruiu o discurso daqueles que tentam justificar o novo regime fiscal, alegando que ele irá gerar empregos.

Luciana Santos - Foto: Nilson Bastian/Câmara dos Deputados

“Como dizer ao povo que a PEC tem a ver com a promoção do emprego, na medida em que os atuais 8,5% do PIB dos investimentos que não são relacionados ao orçamento vinculado, restarão apenas 3,5%, para garantir despesa de pessoal, subsídio de transporte, energia, segurança, reforma agrária, saneamento, gestão ambiental, habitação, urbanização, mobilidade urbana?”, questionou Luciana.

A PEC 241 estabelece um teto para os gastos primários do governo federal, que somente poderão aumentar de acordo com a inflação do ano anterior.

“Como garantir emprego sem investimento público, para promover obras de infraestrutura que geram empregos no país todo e fazem com que a qualidade de vida da população melhore (…) De onde vamos tirar os recursos com a PEC 241?”, completou a deputada, ao se posicionar contra a PEC.