Doações de Dilma e Aécio vieram do mesmo caixa, diz Ricardo Pessoa

Em depoimento ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na ação movida pelos tucanos após a derrota nas urnas, o empreiteiro da UTC e delator da Lava Jato Ricardo Pessoa afirmou que as doações eleitorais de sua empresa para as campanhas presidenciais de Dilma–Temer e Aécio Neves–Aloysio Nunes, em 2014, vieram do mesmo caixa da empresa e não tinham relação com o esquema de corrupção na Petrobras.

Aécio Neves - José Cruz/Agência Brasil

A informação foi publicada pelo jornal O Estado de S. Paulo deste sábado (8), na coluna do Fausto Macedo.

Estranhamente (ou propositalmente), o jornal se limitou a publicar apenas dois parágrafos de texto para falar sobre o assunto e inserir um link com um arquivo do depoimento em PDF.

Num dos trechos do documento, o advogado de Dilma, Flávio Caetano, questiona o empresário: "[…] Tanto a doação à campanha eleitoral de Dilma e Temer e a doação para a campanha de Aécio e Aloysio [Nunes Ferreira] tiveram origem na mesma conta corrente, da UTC. É isso?"

Ricardo Pessoa responde: "Sim". E o advogado volta a questionar: "Da mesma conta corrente?".

"Não sei se da mesma conta corrente, mas do caixa, do capital de giro, do caixa da UTC Engenharia, Constran e UTC Participações, que era unificado", respondeu ele.

O advogado reforça: "Ou seja, não tem relação nenhuma com eventuais comissões ou propinas de contratos com a Petrobras..". E Pessoa confirma: "Não. Absolutamente".

A defesa da presidenta Dilma pergunta: "A origem de doação a Aécio e Dilma é a mesma?". E ele: "Sim senhor".