Direita lidera eleição parlamentar na Lituânia

Partidos de oposição situados mais à direita no espectro político da Lituânia aparecem como os mais votados no primeiro turno das eleições parlamentares do país, segundo revelou nesta segunda-feira (10) a Comissão Eleitoral Central (VRK).

Em comunicado, presidenta da Lituânia, Dalia Grybauskaité, afirmou que "povo votou pela mudança" - Agência efe

Faltando pouco menos de 2% dos votos para apurar, a União dos Verdes e Agricultores está na primeira colocação, com 22% dos votos, seguida pela coligação União, formada pelo Partido Pátria e Partido da Aliança entre Cristãos e Democratas, com 21%

Os social-democratas do premiê Algirdas Butkevicius estão em terceiro lugar, com 14% dos votos, cerca de 5% a menos que nas eleições anteriores.

Dos outros dois partidos que formam a coalizão que está no governo, apenas o Partido Trabalhista conseguiu superar a cláusula de barreira dos 5% para eleger representantes na câmara baixa.

O governo foi atingida por uma onda midiática colossal de acusações de corrupção, o que alimentou sobremaneira a popularidade da direita no país.

O sistema eleitoral do país destina as 141 cadeiras aos mais votados depois de dois turnos, com um mandato de 4 anos. No domingo, 71 cadeiras foram abertas à votação. No segundo turno, os 70 assentos restantes serão distribuídos com o voto na legenda, elegendo deputados de acordo com o partido e o distrito pelo qual concorrem.

O baixo comparecimento às urnas tem sido uma realidade na Lituânia desde a contrarrevolução dos anos 1990, que acabou por colocar o país no colo financeiro da União Europeia, subvertendo sua soberania. A VRK indicou que a participação no pleito chegou a 49,9% dos cerca 2,5 milhões de eleitores lituanos.