Em defesa do ensino público, estudantes já ocupam 103 escolas

Em defesa do ensino público, secundaristas já ocupam 103 escolas em todo o país. Somente no Paraná, 90 colégios encontram-se sob posse dos estudantes. Há também escolas ocupadas em São Paulo, Goiás, Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Mato Grosso e no Distrito Federal. 

Em defesa do ensino público, secundaristas já ocupam 105 escolas

As ocupações são contra a Reforma do Ensino Médio (MP 746), também conhecida como "Lei Alexandre Frot"a; a PEC 241, que congela investimentos na educação e saúde por 20 anos; O projeto Escola sem Partido e contra o desmonte do ensino público pelo governo Beto Richa (PSDB).

A tendência é que mais escolas sejam ocupadas no estado do Paraná nas próximas horas que antecedem a deflagração da greve nas 2,1 mil escolas da rede estadual no Paraná.

“Orgulho dos estudantes de meu Paraná que se manifestam contra a absurda PEC 241. Na falta de partidos fala, com força, a juventude. Parabéns”, declarou o senador Roberto Requião (PMDB-PR).
Além de parlamentares, pais, professores e demais profissionais liberais declararam apoio às ocupações dos estudantes.

Em nota oficial, a APP-Sindicato, que representa 100 mil educadores, e o SindijorPR (Sindicato dos Jornalistas), também se posicionaram favoráveis à manifestação do movimento estudantil, que luta contra a arbitrariedade dentro das escolas.

A presidenta da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas, Camila Lanes, usou as redes sociais para denunciar a manipulação para desconstruir a movimentação dos estudantes. "A mídia tradicional, prefere falar que são sindicatos que estão mobilizando os estudantes a ocuparem suas escolas, mas não falam de todo o atraso que a MP da Deforma do Ensino Médio vai causar. Golpistas!", disse a jovem.