Ato em Brasília defenderá democracia nas comunicações e no Brasil 

O Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC) convida para o Ato Político em comemoração aos 25 anos de atuação da entidade em defesa da democracia nas comunicações e no Brasil, na próxima terça-feira (18), às 16 horas, no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, em Brasília (DF). Na ocasião, será lançada a campanha nacional para denunciar violações à liberdade de expressão no país. 

Ato em Brasília defenderá democracia nas comunicações e no Brasil - CUT

O evento, que reunirá entidades e parlamentares que lutam por uma mídia democrática, vai denunciar o “golpe que se consolida a cada dia” e conclamar a sociedade para “resistir, denunciar e mobilizar para a transformação.”

Segundo a entidade, “o atual processo de ruptura democrática pelo qual passa o Brasil se deve, em boa medida, à ausência de um debate plural e efetivamente democrático nos diferentes espaços de formação da opinião pública. Como o FNDC tem consignado historicamente, não há democracia sem mídia democrática.”

E alerta que “na atual conjuntura, um dos alvos preferenciais dos setores mais retrógados da nossa sociedade tem sido a liberdade de expressão. Temos acompanhado e denunciado veementemente as iniciativas de cerceamento do direito constitucional à livre manifestação do pensamento e ao direito à informação. Atos públicos têm sido reprimidos violentamente pelas forças de segurança e a repressão tem sido incentivada por veículos de comunicação.”

Luta incessante

No convite para o evento, o FNDC se apresenta como “um dos mais importantes legados da luta pela democracia no Brasil e seus 25 anos são um marco importante para reafirmarmos nossa incessante luta por direitos e democracia, porque sem um não há outro.”

E avalia que “a democracia, em qualquer parte do planeta, não pode existir sem a efetiva democratização dos meios de comunicação. É a partir desse pressuposto que, desde 1991, o Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC) congrega entidades da sociedade civil brasileira para enfrentar os problemas da área.”

Atualmente, O Fórum é composto por mais de 520 entidades filiadas, entre associações, sindicatos, movimentos populares, organizações não-governamentais, coletivos, entre outros. O Fórum está organizado em quase todo o território nacional, por meio de 19 Comitês Regionais pela Democratização da Comunicação.