Mesmo com ataques fascistas, estudantes paranaenses resistem ocupados

Apesar da pouca cobertura da mídia nacional e de sofrerem recentes ataques fascistas, os estudantes paranaenses seguem ocupando 850 escolas, reivindicando a imediata revogação da PEC 241 e a Medida Provisória de Reforma do Ensino Médio. Neste fim de semana, 40 pessoas ligadas ao grupo de extrema direita Movimento Brasil Livre (MBL), promoveram cenas de pânico nas escolas ocupadas, arrombando escolas e agredindo alunos.

Por Laís Gouveia 

Mesmo com ataques fascistas, estudantes paranaenses resistem ocupados - Reprodução

O presidente da União Paranaense dos Estudantes Secundaristas (Upes) Matheus dos Santos, conta ao Portal Vermelho como ocorreram os ataques fascistas do MBL, "eles tentaram desmobilizar as ocupações arrombando portas de colégios, batendo em estudantes, usando armas de fogo, até uma cobra morta eles lançaram em uma escola", denuncia. 

Ameças 

Matheus afirma que as ameaças não cessaram , "disseram que irão voltar e atear fogo nos colégios ocupados. A Upes orienta que os estudantes não caiam em provocações, gravem todas as ameças e permaneçam em suas ocupações, pois eles querem justamente isso, que nosso movimento seja desmobilizado. Estamos tomando medidas juridicas para denunciar essa onda de violência instarurada pelo MBL", conclui. 

Assista ao vídeo no momento que o grupo criminodo invade um dos colégios: 

O grupo "Advogadas e Advogados pela Democracia" do Paraná, emitiu uma notificação orientando pais dos alunos ocupados, "Estando a escola ocupada pelos alunos, ninguém, repetimos, ninguém poderá adentrar no local sem autorização dos manifestantes ou ordem judicial, seja oficial de Justiça, Conselho Tutelar ou Polícia, sendo crime se isto ocorrer", salienta os advogados. 

Rsistência 

O Ministério da Educação emitiu uma circular na quinta-feira exigindo a retirada dos estudantes das escolas ocupadas, sob o risco de responderem criminalmente pelas ocupações. Os estudantes resistem d declaram que só desocuparão os colégios caso a MP do Ensino Médio seja revogada. Na próxima quarta-feira (26) ocorrerá uma assembléia geral entre os estudantes que ocupam as 850 escolas.