Empresários de vaquejadas promovem ato em Brasília 

Ameaçados por uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), empresários de vaquejadas ocuparam a Esplanada dos Ministérios com caminhões e cavalos, nesta terça-feira (25), em uma manifestação contra a proibição das vaquejadas, que roubou os holofotes da grande disputa que se trava na Câmara dos Deputados contra a PEC 241, que congela os gastos públicos por 20 anos. Cerca de 700 caminhões com dois mil animais, principalmente cavalos, e milhares de pessoas integravam a manifestação. 

Vaqueiros fazem grande manifestação em Brasília - Agência Brasil

Com faixas e um carro de som posicionado próximo ao Congresso Nacional, empresários do setor negam que a prática signifique maus tratos aos animais e afirmam que a atividade é fonte de geração de emprego e renda.

O evento recebeu o apoio do líder do PCdoB na Câmara, deputado Daniel Almeida (BA). Segundo o parlamentar, “estão tentando proibir uma atividade que é secular, que faz parte da cultura do nosso país, especialmente do Nordeste .”

“Rodovia do Vaqueiro”

O deputado (na foto ao centro), que é autor do projeto de lei aprovado esta semana, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, que denomina “Rodovia do Vaqueiro” o trecho rodoviário da BR-235 localizado na divisa da Bahia com Sergipe e da Bahia com o Piauí,  destacou que a vaquejada é um atividade econômica importante, que gera emprego e renda para as pessoas, e que utiliza tecnologia moderna para garantir o conforto para os animais – bois e cavalos. Ele defende a regulamentação da atividade e a manutenção da tradição no país.