Começa a Feira do Livro de Porto Alegre, a maior da América Latina

A 62ª edição da Feira do Livro de Porto Alegre começa, oficialmente, às 19 horas desta sexta-feira (28), no Teatro Carlos Urbim. A festa literária da capital gaúcha é a maior feira de livros a céu aberto da América Latina. Neste ano terá mais de dez mil metros quadrados de área.

Feira do Livro de Porto Alegre - Guilherme Santos/Sul21

Às vésperas da abertura da Feira, o trabalho era intenso na Praça da Alfândega para deixar tudo pronto até a abertura oficial, organizada pela Câmara Rio-Grandense do Livro. Bancas e a estrutura das praças de alimentação e de autógrafos eram montadas, e uma infinidade de livros, desencaixotados. Também já havia expositor colocando anúncios de preços promocionais dos exemplares. Ao total, são 93 expositores da área geral, 12 da infantil e seis da internacional, contando com representantes do país homenageado: o arquipélago de Açores.

Nos 19 dias do evento literário, estão previstas cerca de 700 sessões de autógrafos com mais de 2 mil autores. Há, ainda, mesas-redondas, oficinas, palestras e programações artísticas diversas. Na área infantil e juvenil, por exemplo, a programação prevê desde teatro à contação de histórias, encontro de alunos de escolas públicas com escritores e uma infinidade de atividades paralelas sobre leitura e educação.

Além disso, a festa dos livros tem incursões e atrações pelo Memorial do Rio Grande do Sul, Santander Cultural, Biblioteca Moacyr Scliar, Centro Cultural Erico Verissimo, Armazém Literário da Corag, Theatro São Pedro e Auditório Dante Barone da Assembleia Legislativa. A feira, que desta vez tem como patrona Cíntia Moscovich, também irá à periferia de Porto Alegre e cidades da Região Metropolitana. Escritores e atores participarão, aos sábados, do projeto “A feira fora da feira” com o fim de divulgar a leitura e aproximar os livros dos leitores.


A Feira acontece na Praça Alfândega | Foto: Guilherme Santos 
 

A expectativa dos livreiros é de boas vendas, a exemplo do que ocorreu no ano passado. Em 2015, inicialmente a expectativa era negativa devido à crise financeira do país, que persiste ainda neste ano, contudo, a comercialização de livros foi uma das melhores da feira: aumentou 11,25% em comparação com 2014. Ao total, segundo números divulgados à época pela Câmara Rio-Grandense do Livro, foram vendidos 445 mil exemplares.

Também foi registrado um aumento do público – cerca de 1,5 milhão de pessoas passaram pela Praça da Alfândega. Se a comercialização repetir o desempenho do ano passado, os expositores já estarão satisfeitos. “Quem lê aproveita a feira para comprar. Se for bom que nem no ano passado, vou ficar feliz”, projeta Vera Lúcia Pinheiro, responsável por uma das tendas, enquanto tirava os exemplares das caixas. Na banca dela, há uma variedade de livros – espírita, de umbanda, esotérico e infantil, entre outros – para um público que também é diversificado. “São para todos os gostos e bons”, completa Vera.

Primeiro final de semana

No primeiro final de semana, a feira tem, entre as principais atrações, a mesa Literatura açoriana e seu histórico, no sábado (29), às 17 horas, no Centro Cultural CEEE Erico Verissimo, com a participação dos escritores açorianos Vasco Pereira da Costa e Eduíno de Jesus no auditório Barbosa Lessa. Também está programado um bate-papo com o escritor peruano Jeremias Gamboa, às 18 horas, na sala Leste Santander Cultural, e uma conversa com a cantora e compositora Adriana Calcanhotto. Também no sábado ocorre a 11ª edição do Mutação na Feira – quadrinhos, zines e cultura pop, na Tenda de Pasárgada, em frente ao Memorial do Rio Grande do Rio Grande do Sul.

Já no domingo (30), o escritor israelense David Grossman participa do evento especial em comemoração aos 10 anos do Fronteiras do Pensamento, a partir das 11 horas, no Theatro São Pedro. Às 18 horas é a vez do escritor de O mexicano, Jorge Volpi, conversar com seus leitores na Sala Leste do Santander Cultural.

Confira a programação completa dos 19 dias de feira no site oficial do evento.