Polícia Militar prende ator durante apresentação em Santos

Uma apresentação cultural aberta, realizada numa praça pública em Santos, no litoral paulista, foi interrompida de forma truculenta pela Polícia Militar na tarde deste domingo (30). Um dos atores foi preso e o material utilizado na peça também foi levado. Os artistas locais acreditam que o “crime” seja o conteúdo da obra: uma crítica, com humor, à violência policial.

Polícia Militar prende ator em Santos - Reprodução

Algumas pessoas que assistiam a apresentação filmaram e fotografaram toda a ação dos policiais, que, segundo eles, não foi justificada. De acordo com artistas da Baixada Santista, o ator preso foi agredido pela PM e levado para o 1º DP de Santos. Além disso, o público também foi intimidado.

Durante a ação, os policiais se mostram bastante incomodados com as pessoas que imediatamente sacaram seus celulares para fazer o registro e chegam a tentar proibir que sejam filmados ou fotografados.

A peça apresentada era o espetáculo Blitz, da Trupe Olho da Rua, que faz uma crítica com humor sobre o papel da Polícia Militar, e questiona também os abusos policiais e as mortes de inocentes envolvendo corporação.

A obra Blitz faz parte do incentivo à cultura por meio do Programa de Ação Cultural – ProAC, nas modalidades ICMS e Editais, onde a Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo promove a ampliação e a diversificação da produção artística, cria novos espaços, preserva o patrimônio histórico e aumenta as formas de circulação.

Assista aos vídeos feitos pelas pessoas que estavam assistindo a apresentação: