Seis deputados vencem no segundo turno; 14 foram eleitos prefeitos 

Seis deputados federais foram eleitos prefeitos no segundo turno das eleições municipais, realizado neste domingo (30) em 57 cidades brasileiras que possuem mais de 200 mil eleitores. No total, entre o primeiro e segundo turno, 14 deputados federais venceram nas urnas, sendo que 13 foram eleitos para comandar cidades do interior e somente um para capital. 

Extinção de ministérios aprovada na Câmara é criticada pela oposição - Agência Câmara

Os deputados federais eleitos nos dois turnos terão de renunciar ao cargo na Câmara para serem diplomados e tomarem posse nos respectivos municípios no dia 1º de janeiro de 2017 – o mandato nas prefeituras vai até 31 de dezembro de 2020.

Assumem os cargos os primeiros suplentes das coligações dos eleitos, alterando a composição da Casa. Os nomes dos suplentes dos deputados que vão assumir os cargos ainda não foram informados pelos partidos à Câmara. A relação fornecida é conferida com os dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) da eleição de 2006.

Segundo a assessoria jurídica da Câmara, os processos para indicar os substitutos dos eleitos só são abertos a partir do momento que os parlamentares deixarem os cargos. Como os novos prefeitos só assumem em 1º de janeiro do ano que vem, os partidos têm até o dia 31 de dezembro para informar os nomes dos suplentes que vão assumir os cargos dos atuais titulares.

Número menor

O número de deputados eleitos neste ano é inferior ao resultado do pleito municipal de 2012, quando 25 deputados saíram vitoriosos no total. Também é menor do que o verificado em 2008, quando 18 deputados federais foram eleitos para comandar cidades brasileiras.

Ao todo, 71 deputados disputaram a eleição para prefeito em 2016. Outros dez foram candidatos a vice-prefeito.

O único a vencer em capital foi Nelson Marchezan Júnior (PSDB), eleito hoje prefeito de Porto Alegre. Entre os partidos, o mais vitorioso do segundo turno foi o PSDB: a sigla conseguiu emplacar 14 candidatos de um total de 19.

Vices

Além dos novos prefeitos, dois deputados foram eleitos vice-prefeitos neste domingo, ambos em chapas encabeçadas pelos atuais prefeitos, que foram reeleitos. Marcos Rotta (PMDB) foi eleito vice de Manaus (AM) na chapa de Artur Neto (PSDB), e Moroni Torgan (DEM) fez parte da chapa encabeçada por Roberto Cláudio (PDT), reeleito em Fortaleza (CE).

No primeiro turno, dois deputados – Manoel Júnior (PMDB-PB) e Bruno Covas (PSDB-SP) – haviam sido eleitos vice-prefeitos, respectivamente de João Pessoa e São Paulo.