"Desempenho das federais desmonta discurso golpista sobre educação"

O ex-ministro da Educação, Aloizio Mercadante, afirmou que "a equipe golpista" do atual ministério da Educação, "escondeu de forma deliberada, por mais de um mês, o resultado das escolas públicas federais no Exame Nacional do Ensino Médio". Tais dados, segundo ele, "desmontam completamente o discurso golpista do debate em torno da qualidade da educação nas escolas públicas no governo da presidenta Dilma".

Mercadante

"Os dados comprovaram que as escolas federais tiveram um padrão de desempenho totalmente equivalente ao desempenho das escolas do setor privado. Mais uma vez, fica a constatação de que o grande desafio da educação, no Brasil, são as redes estaduais e municipais. A rede estadual, por exemplo, concentra 84% da massa de estudantes no ensino médio. Mais investimento público, melhor formação docente, carreira e salários são que definem a qualidade do ensino. Estes dados, agora públicos e que foram grosseiramente manipulados, desmontam os argumentos daqueles que tentam justificar a MP autoritária de reforma do ensino médio e a PEC 241", ressalta.

Leia a postagem do ex-ministro na íntegra:

A equipe golpista do Ministério da Educação escondeu de forma deliberada, por mais de um mês, o resultado das escolas públicas federais no Exame Nacional do Ensino Médio. Após pressão social, os resultados foram divulgados e desmontam completamente o discurso golpista do debate em torno da qualidade da educação nas escolas públicas no governo da presidenta Dilma. Como a rede federal é de excelente qualidade, a omissão da nota destas escolas empurrou de forma artificial, em um primeiro momento, o desempenho das escolas públicas para baixo.

Agora, os dados comprovaram que as escolas federais tiveram um padrão de desempenho totalmente equivalente ao desempenho das escolas do setor privado. Mais uma vez, fica a constatação de que o grande desafio da educação, no Brasil, são as redes estaduais e municipais. A rede estadual, por exemplo, concentra 84% da massa de estudantes no ensino médio.

Mais investimento público, melhor formação docente, carreira e salários são que definem a qualidade do ensino. Estes dados, agora públicos e que foram grosseiramente manipulados, desmontam os argumentos daqueles que tentam justificar a MP autoritária de reforma do ensino médio e a PEC 241, que congela os investimentos reais em educação pelos próximos 20 anos, comprometendo totalmente o Plano Nacional de Educação e todo esforço de inclusão, permanência e qualidade que vínhamos implementando.

Aloizio Mercadante, ex-ministro da Educação do governo Dilma Rousseff