Estudantes da UFC em greve contra PEC do Teto dos Gastos

A Concha Acústica da Universidade Federal do Ceará ficou lotada na última quinta-feira (03). Palco histórico de resistência e manifestação dos alunos da UFC, o local voltou a reunir estudantes em protesto, desta vez contra a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 55, que tramitou na Câmara como PEC 241, que limita, por até 20 anos, os investimentos do Governo Federal. Na assembleia, a decisão de deflagrar greve geral.

Estudantes da UFC deflagram greve geral contra PEC do Teto dos Gastos

Segundo os representantes do Diretório Central dos Estudantes, só de crachás distribuídos para alunos da UFC foram dois mil. Mas a mobilização contou ainda com a participação de representantes de outras universidades e de diversas frentes dos movimentos sociais. “A assembleia dos estudantes foi bastante significativa. Há anos não víamos um ato tão representativo”, avalia Germana Amaral, diretora do DCE da UFC e presidente estadual da UJS.

Segundo a líder do movimento estudantil, o processo de mobilização que culminou no ato da Reitoria já vinha sendo fortalecido em vários cursos, ocupações de departamentos e campi. “Este momento político propiciou a unidade de bandeiras. Os estudantes da UFC, os universitários de outras instituições e representantes dos movimentos sociais disseram e reafirmaram que não vamos aceitar a retirada de direitos, imposição de novas leis muito menos retrocesso. Juntos construímos um ato de conscientização e, acima de tudo, de defesa da democracia”, destaca.

Germana Amaral ressalta ainda o protagonismo da juventude em todas as principais lutas do país. “Os estudantes historicamente são vanguarda, protagonistas, e neste momento não poderia ser diferente. Só a resistência poderá barrar o retrocesso e não mediremos esforços para defender a democracia”.

Além da decisão de aderia à greve geral, a assembleia também deliberou por outras atividades a serem realizadas até a próxima semana. Segundo os diretores do DCE, haverá atividades pontuais, com assembleias, nos cursos, departamentos e campi. “É uma forma de permanecermos mobilizados”, garante Germana.

Encaminhamentos

Nesta sexta-feira (04), eles devem participar da assembleia do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado (Adufc), para dialogar com os professores sobre as atividades desenvolvidas durante o período da greve.

Haverá nova assembleia geral dos estudantes na próxima quinta-feira (10). “Escolhemos esta data estrategicamente, pois será na véspera da paralisação geral, marcada para o dia 11, com programação nacional. Queremos unir forças e garantir a maior mobilização contra o retrocesso”, defende Germana.

Mais

Com a greve, a orientação do DCE é a de que os alunos não compareçam às aulas.

Os prédios dos cursos de Geografia e da Faculdade de Educação já estão ocupados.