Daniel Ortega vence eleições na Nicarágua com 72,1% dos votos

O presidente nicaraguense Daniel Ortega, da Frente Sandinista de Libertação Nacional, é um dos governantes mais populares da história de seu país e isto foi provado mais uma vez neste domingo (6). Ele foi reeleito à presidência com 72,1% dos votos.

Daniel Ortega - Radio La Primerisima

Os nicaraguenses foram às urnas neste domingo (6) para eleger presidente, vice-presidente, 20 deputados nacionais, 70 estaduais e 20 para o Parlamento Centro-americano.

Durante os últimos dias as pesquisas eleitorais já apontavam vitória de Ortega e sua vice, Rosario Murillo (que também é sua esposa) com larga margem de vantagem, mas a cifra final não era esperada.

A posse acontecerá no dia 10 de janeiro de 2017 e a dupla deve permanecer no cargo até janeiro de 2022. Em segundo lugar e ficou o opositor Maximino Rodríguez, do Partido Liberal Constitucionalista, com 14,2 dos votos.

Daniel Ortega integrou a luta pela libertação de seu país da ditadura de Anastasio Somoza e com o retorno da democracia, em 1979, assumiu o cargo de coordenador chefe do Governo e ministro da Defesa. Em 1984 foi eleito presidente da República pela primeira vez, governou por 5 anos e em 2006 foi eleito novamente, em 2011 se reelegeu e agora exercerá o cargo pela quarta vez.