Sejus: Internos produzem filmes e apresentam no Teatro Carlos Câmara

Depois de vivenciarem a experiência de desenhar e colorir imagens para compor um filme, internos e internas do sistema penitenciário verão o resultado dessa aventura no mundo do desenho em tela. Nesta quarta-feira (09), às 14h, essas pessoas privadas de liberdade assistirão ao resultado das oficinas de cinema de animação realizadas em uma parceria entre Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado e Casa Amarela Eusélio de Oliveira. A exibição dos vídeos acontece no Teatro Carlos Câmara.

Sejus: Duas unidades prisionais ganham curso de alfabetização

Na ocasião, os internos assistirão três filmes criados por eles, intitulados ‘A mais bela sonhadora’, ‘O X da questão’ e ‘Oportunidade’. Eles também vão assistir ao longa de animação ‘As Aventuras do Pequeno Colombo’, de Rodrigo Gava. O titular da Sejus, Hélio Leitão, e o diretor da Casa Amarela Eusélio Oliveira, Wolney Oliveira, participam da apresentação dos curtas.

O curso, que contou com aulas de técnicas de animação e desenho, teve duração de três dias e foi ministrado para 60 internos do Instituto Penal Feminino Desembargadora Auri Moura Costa, Casa de Privação Provisória de Liberdade Agente Elias Alves da Silva e Unidade Prisional Irmã Imelda Lima Pontes.

Nesse período, internos e internas desenharam e coloriram as imagens que seguiram para a edição na Casa Amarela. Para o titular da Sejus, Hélio Leitão, propor novas ações culturais é uma forma de apresentar um mundo novo aos internos, algo fundamental à humanização da pena e à reinserção dessas pessoas na sociedade.

Serviço

Apresentação dos curtas de animação criados pelos internos do sistema penitenciário

Data: quarta-feira (09)
Hora: 14h
Local: Teatro Carlos Câmara (Rua Senador Pompeu, 454 – Centro)