Evo Morales a Trump: “esperamos trabalhar contra a anti-imigração”

O presidente da Bolívia, Evo Morales, enviou uma mensagem a Donald Trump pelo Twitter, onde o parabeniza pelo resultado nas eleições presidenciais dos Estados Unidos e afirma: “esperamos trabalhar contra o racismo, machismo, a anti-imigração e pela soberania de nossos povos”.

Evo Morales - Reuters

A campanha de Trump foi inteira baseada justamente no completo oposto à fala de Evo. Em mais de uma ocasião o recém eleito presidente dos EUA se referiu aos imigrantes dos países da América Latina como “porcos latinos”.

Um de seus principais projetos é a construção de um muro entre as fronteiras dos Estados Unidos e México para dificultar o ingresso de imigrantes.

Além disso, Trump é reconhecido por seu machismo declarado. O novo “inquilino na Casa Branca” defende que mulheres recebam salários inferiores aos homens e afirma que são um “incômodo para os patrões” durante o período de gestação.

O vice-ministro de Coordenação dos Movimentos Sociais da Bolívia, Alvredo Rada, acredita que Trump vai manter a mesma “politica pró-imperialismo” já aplicada por Barack Obama. “Foi eleito presidente um homem de ideias protecionistas, de ideias profundamente conservadoras e xenófobas. A candidata de Wall Street (Hillary Clinton) foi derrotada. Acreditamos que independente das pessoas e dos nomes, estamos falando de um império, os Estados Unidos”.