Audiência Pública discute participação popular nas áreas sociais

Representantes de entidades nacionais das áreas da saúde, previdência e da assistência social reuniram-se em audiência pública convocada pela Deputada Federal Angela Albino nesta quinta-feira (10/11). 

Angela audiência da seguridade social

No âmbito da Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF), eles discutiram o controle social e a participação popular na Previdência Social, no Sistema Único de Saúde (SUS) e no Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

A possível aprovação da Proposta de Emenda Constitucional nº 55, aprovada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado e a previsão de uma reforma na previdência pautada pelo governo Temer também permearam o debate em vista dos riscos em investimentos que devem ocorrer nos setores sociais em virtude dessas duas políticas.

“O Fórum Nacional de Secretários de Estado de Assistência Social (FONSEAS) já sinalizou que não consegue cumprir suas metas caso a PEC 55 entre em vigor. Deputados do governo negam que a PEC faz cortes em saúde e educação, nós tentamos uma emenda para proteger essas áreas dos tetos, mas fomos derrotados, o que evidencia os reais interesses dessa proposta”, ressaltou Angela Albino.

Componente da mesa, o presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Ronald Ferreira dos Santos, ressaltou a importância da participação social num período de riscos aos avanços sociais e fez referência aos avanços do setor nos últimos anos.

“A participação da comunidade e os movimentos sociais conseguiram apresentar formulações para implementar os direitos contratados na Constituição de 1988. O modelo de saúde que era centrado na doença, no hospital, a participação social conseguiu, ao longo dos anos, uma reversão disso, colocando a equipe como centro a saúde como centro. Esta mudança nasceu da participação social. E o nosso sistema de saúde embora hoje tenha muito a se desenvolver é referência no mundo”, disse

Integraram a mesa, ainda, o Secretário Executivo do Conselho Nacional de Previdência Social, Benedito Adalberto Brunca; o assessor da Comissão Brasileira de Justiça e Paz da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Geniberto Paiva Campos e a Conselheira do Conselho Nacional de Assistência Social, Elisa Maciel.