Brasil caminha para meta anual de produção de petróleo 

 Informe da Petrobras divulgado esta semana destaca que a meta anual estipulada para produção de petróleo este ano, de 2,145 milhões de barros por dia será atingida. A média de produção em outubro ficou em 2,19 bpd, representando uma leve queda de 2% em relação ao mês de setembro, quando houve recorde de produção.

Petróleo - Campo de Roncador, na Bacia de Campos

A baixa se deu por conta de paradas para manutenção nas plataformas de produção Cidade Anchieta e Capixaba, localizadas no Parque das Baleiras, e na plataforma Cidade Angra dos Reis, no campo de Lula.

A assessoria da empresa também destaca que a produção em outubro nos campos do pré-sal atingiu novo recorde diário de 1,42 milhão de barris de óleo equivalente por dia (boed), 2,7% inferior ao mês anterior.

"A produção média de petróleo operada pela Petrobras na camada pré-sal foi de 1,14 milhão bpd. Destaca-se que a companhia e seus parceiros atingiram um novo recorde na produção diária naquela província, ao produzirem, no dia 11, o volume de 1,23 milhão de barris de petróleo", destaca no informe.

A produção de gás natural foi de 77,5 milhões m³/dia, 4,5% inferior ao mês anterior, também devido às paradas de manutenção nas plataformas já mencionadas. Um volume expressivo, considerando a média de produção no exterior que foi de 9,7 milhões m³/d, 2,2% superior ao mês anterior por conta da produção no campo de Hadrian South, nos Estados Unidos, que durante setembro foi paralisado.