Candidato sem partido vence eleições presidenciais da Bulgária

Ex-general sem experiência política, Rumen Radev foi apoiado pela oposição e pela esquerda e venceu as eleições com 59,35% dos votos, segundo resultados oficiais comunicados pela comissão eleitoral.

Rumen Radev

A candidata do primeiro-ministro Boiko Borisov e seu partido, o direitista Gerb, Tsetska Tsatcheva, obteve 36,17%, depois de apurados 99,33% dos votos. Radev, ex-piloto e chefe da Aeronáutica, se declarou no domingo favorável a "um bom diálogo cm os presidentes dos Estados Unidos e da Rússia".

Borisov anunciou sua renúncia após derrota de sua candidata. A Bulgária é uma república parlamentar, por isso tem um presidente com funções protocolares.

Três institutos de pesquisa deram a esse ex-chefe da Força Aérea, de 53 anos, entre 58,1% e 58,5% dos votos contra 35,25% e 35,7% da presidente do Parlamento, que conta com o apoio do primeiro-ministro conservador Boiko Borisov.

No poder desde 2014 e com mandato previsto para acabar em 2018, o primeiro-ministro cumpriu sua promessa feita ao longo de campanha e entregou o cargo, após a derrota de sua candidata.

Os resultados mostram claramente que a coalizão do governo perdeu a maioria", disse Borisov aos jornalistas. No primeiro turno, em 6 de novembro passado, o general Radev, um novato na política, surpreendeu ao superar em três pontos a presidente do Parlamento, criticada por sua falta de carisma.

Radev defende neutralidade

Durante a campanha, os dois candidatos divergiram sobre a relação bilateral com a Rússia, de quem a Bulgária depende – quase que completamente – no âmbito energético.

Radev se mostrou favorável a uma suspensão das sanções europeias contra a Rússia e também defendeu o plabiscito que reincorporou a Criméia à Rússia em 2014.

Borisov, que dirige um governo minoritário, perdeu popularidade por causa das medidas draconianas impostas à população, como cortes de investimentos sociais, demissões do serviço público e mau gerenciamento da economia.