Audiência pública homenageia mulheres e debate violência de gênero

Crescimento da violência acende sinal de alerta para que todas as forças da sociedade se unam contra os crimes de atentado à vida das mulheres

Dia Internacional da Não Violência Contra a Mulher

A deputada estadual Isaura Lemos (PCdoB) e a vereadora por Goiânia Tatiana Lemos (PCdoB) promovem, no próximo dia 25 de novembro (sexta), às 8h30, no Auditório Sólon Amaral da Assembleia Legislativa, uma audiência pública para debater a violência praticada à mulher, reunindo diversos movimentos sociais que lutam pelo extermínio de todo tipo de violência, sobretudo as que vitimizam as mulheres.

A audiência acontece em virtude do Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher, data instituída em Assembleia Geral da ONU no ano de 1999. Infelizmente não há muito o que comemorar. Entre 1980 e 2013, 106.093 mulheres foram vítimas de assassinato, 4.762 só em 2013 (fonte – Mapa da Violência 2015 – Homicídios de Mulheres no Brasil). Nos dez primeiros meses de 2015, a Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República recebeu 63.090 denúncias de violência pelo Ligue 180. Entre os registros, quase metade corresponde a denúncias de violência física e 58,55% foram relatos de violência praticada às mulheres negras.

Para a deputada Isaura Lemos, não há mais como fugir da violência de gênero e é preciso enfrentá-la. A parlamentar lembrou que hoje existem diversos meios e ferramentas para que as mulheres e todos os que as defendem, possam utilizar como o Ligue 180, a lei Maria da Penha, as delegacias especializadas e também as audiências públicas. “É preciso trazer à tona esses crimes, praticados na maioria das vezes pelo próprio parceiro ou ex. Muitas vezes os crimes atingem não só as mulheres, mas os filhos também, a exemplo dos casos de inúmeras famílias abrigadas pelo Cevam, em Goiânia. Todos se sentem ameaçados”, afirmou a deputada.

Na ocasião, serão entregues à diversas mulheres goianas a Comenda Maria da Penha, criada pela deputada Isaura Lemos para homenagear as Mulheres Goianas que trabalham na Luta pelo Combate à Violência contra as Mulheres.

Isaura e Tatiana convidam a população para esta audiência pública, a qual classificam como importante fórum para buscar caminhos de luta e uma oportunidade para denunciar o drama que muitas mulheres enfrentam dentro de seus próprios lares.