Festa no Distrito Federal celebra consciência negra

Em comemoração pela Semana da Consciência Negra em Brasília, a Caixa Cultural recebe entre quinta e domingo (17 e 20) o “Circuito Repique de Tambor”. O evento na Caixa Cultural tem oficinas de percussão e shows com nomes como Olodum, Ilê Aiyê e BNegão.

Apresentação do bloco afro Ilê Aiyê em Salvador - Rosilda Cruz/Secretaria de Cultura da Bahia

Durante a programação, grupos de percussão trazem convidados. Há artistas do Rio de Janeiro, Bahia, Pernambuco e Minas Gerais. As oficinas acontecem sempre das 10 às 13 horas. Os shows ocorrem às 20 horas, de quinta a sábado, e às 19 horas, no domingo.

O grupo Ilê Aiyê fez show na sexta-feira (18) com o carimbo de primeiro bloco afro da Bahia, criado entre os bairros do Curuzu e da Liberdade, em 1974. A agremiação virou banda também a partir do produtor Antonio Carlos Vovô e já revelou nomes como os de Beto Jamaica e Lazzo Matumbi.

O sábado começa com oficina de tambor mineiro com Maurício Tizumba. O show da noite traz o percussionista Marco Lobo, com o show “Eu vim da Bahia”. O músico, que já acompanhou nomes como Zé Ramalho, Moraes Moreira, Marisa Monte, Ivan Lins, Lenine, Ana Carolina, João Bosco, Titãs, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Vanessa da Mata, Maria Bethania e Milton Nascimento, convida a cantora Mariene de Castro.

A artista de Salvador traz no DNA as inspirações do samba de roda da Bahia e as referências culturais do recôncavo baiano. Na adolescência ela atuou com a Timbalada, de Carlinhos Brown. Em 2004, a cantora estreou em CD, com “Abre caminho”. Os outros álbuns dela são “Santo de casa – Ao vivo”, em 2010, “Tabaroinha” e “Ser de luz”, em 2012, e “Colheira, em 2014.

O circuito termina no domingo. A oficina de ritmos do candomblé será ministrada por Ney de Oxosse. O show de encerramento traz André Sampaio e os Afromandinga, do Rio de Janeiro. O grupo convida para o palco o rapper BNegão, vocalista e produtor do Seletores de Frequência e MC do Planet Hemp.

O show “Desaguou” traz composições de André criadas a partir de viagens ao Mali, Burkina Faso, Moçambique, Senegal, Guiné Conacri e por vários pontos do Brasil. Ele é acompanhado pelos afromandingas Maurício Bongo (bateria), Daniel Ras (guitarra e teclado), Ricô Bassito (baixo) e Joás Santos (percussão).

Circuito Repique de Tambor 2016

Data: de quinta a domingo (17 a 20)
Horários: 20 horas (de quinta à sábado); 19 horas (domingo)
Local: Teatro da Caixa Cultural Brasília
Endereço: SBS quadra 4, lotes 3 e 4 – edifício anexo à matriz da Caixa
Ingressos: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia)
Classificação indicativa: Livre
Lotação: 406 lugares
Informações: (61) 3206-9448

Programação

Sábado (19)
10 às 13 horas: oficina de tambor mineiro com Maurício Tizumba (MG)
20 horas: Marco Lobo (BA) convida Mariene de Castro (BA)

Domingo (20)
10 às 13 horas: oficina de ritmos de candomblé com Ney de Oxosse (RJ)
19 horas: André Sampaio e os Afromandinga (RJ) convidam BNegão (RJ)