Tradicional lavagem da estátua de Zumbi em Salvador pede ‘Fora Temer’

A já tradicional Lavagem da Estátua de Zumbi, localizada na Praça da Sé, em Salvador, e que integra as atividades pelo Dia da Consciência Negra, chegou à oitava edição neste domingo, 20 de novembro, com críticas ao modo como o governo de Michel Temer tem tratado pautas relacionadas à população negra. O mote do ato deste ano, promovido por um coletivo de entidades negras, foi ‘Nenhum direito a menos’.

Lavagem da estátua de Zumbi - Foto: Manoel Porto

“A nossa luta é contra o racismo que divide, que desagrega. É pelo fim do extermínio da juventude negra, pelo fim do feminicídio e pelo ‘Fora Temer’”, explicou Ângela Guimarães, presidenta nacional da União dos Negros pela Igualdade (UNEGRO), uma das principais entidades organizadoras. Sirlene Assis, a presidenta estadual, completou: “Essas PECs [Propostas de Emenda à Constituição] não nos representam e são um desmonte dos nossos direitos, conquistados historicamente”.

Além da presença do movimento negro, a lavagem também contou com outras entidades do

movimento social e com o PCdoB. A presidenta nacional de Combate ao Racismo do PCdoB, Olívia Santana, também esteve presente, ao lado de Davidson Magalhães, o presidente estadual; Everaldo Augusto, vereador de Salvador; Alice Portugal, deputada federal; e Álvaro Gomes, titular da SETRE.

Na avaliação do presidente do PCdoB, o momento exige engajamento para enfrentar o atual governo e os riscos de retrocesso às conquistas do povo. “Estamos aqui intensificando a luta porque, neste governo golpista, que coloca no Brasil uma agenda regressiva, que é contra os nossos direitos, em uma ação deletéria, principalmente, contra os negros desse país”, afirmou.

A deputada Alice Portugal, secretária estadual de Mulheres do PCdoB, acrescentou, ainda, que, no Brasil, o racismo possui um agravador quando se faz um recorte de gênero. “A mulher negra é a que mais sofre no Brasil. É a que está mais desempregada, a que está mais nos subempregos. É a que mais sofre violência – doméstica e da vida”, defendeu.

Na oportunidade, Alice ainda criticou ACM Neto, prefeito da capital baiana, considerada a cidade mais negra fora do continente africano, por não se engajar na preparação de atividades alusivas ao 20 de novembro. “Essa cidade deveria estar em festa e em luta. Essa prefeitura deveria conclamar nossa gente porque os negros são maioria”.

Lavagem

A cerimônia de lavagem da estátua de Zumbi dos Palmares, principal herói negro do País, foi conduzida por baianas, que, dançando, lavaram o monumento e depositaram flores para o homenageado. O ato foi acompanhado pela banda ‘Tambores de Búzios’.

Além da lavagem, uma série de outras atividades acontece em Salvador, neste 20 de novembro.