A história será sempre grata a quem apoiou o acordo de paz, diz Farc

O Secretariado das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) enviou um comunicado oficial aos participantes do Congresso do Conselho Mundial da Paz, realizado em São Luís, no Maranhão, entre os dias 18 e 20 de novembro. No documento, a guerrilha agradece a todos que apoiaram o acordo de paz e afirma que “a história e as futuras gerações guardarão infinita gratidão e reconhecimento”.

Por Mariana Serafini, de São Luís

Juan Manuel Santos e Timoleón Jiménez assinam acordo de paz - Efe

Enviado pelo padre Oliverio Medina, integrante das Farc, o documento afirma que a luta pela paz é um dever de todos os seres humanos por se tratar do direito “mais precioso da humanidade”.

“Na Colômbia nosso povo está em pé de luta pela paz com justiça social. Temos avançado como nunca antes e nossa esperança é alcançar uma paz duradoura e estável para que todos possamos viver como cidadãos dignos em uma pátria para todas e todos”.

Depois que a primeira versão do acordo de paz firmado entre o governo de Juan Manuel Santos e as Farc foi recusado pela população em um referendo realizado no dia 2 de setembro, uma nova mesa de diálogo foi instalada em Havana, Cuba, para fazer as alterações exigidas pela extrema-direita, liderada pelo ex-presidente Álvaro Uribe.

Para esta nova versão, os opositores ao acordo propuseram inserir cerca de 500 alterações nas pouco mais de 300 páginas de documento. Depois de um trabalho intenso, as partes conseguiram chegar a um consenso para um acordo definitivo que deve ser implementado imediatamente e dar fim aos mais de 50 anos de conflito.

Segundo o comunicado das Farc, trata-se de “um acordo definitivo, inclusive com todas as vozes de todos e todas: das múltiplas crenças religiosas, das mulheres, da população LGBT, da juventude e dos estudantes, dos partidos políticos, da academia, dos empresários, da área judicial, dos defensores dos Direitos Humanos, dos militares e guerrilheiros. Nele se consagram a paz e a reconciliação para nosso povo sem detrimento do conquistado em direitos por nenhum setor da sociedade”.

O comunicado afirma que as mobilizações cidadãs realizadas em diversas partes do mundo e os apoios recebidos das mais variadas organizações sociais e políticas foram fundamentais para avançar rumo à paz no continente. Desta forma, a guerrilha agradeceu aos pacifistas dos mais de 40 países que participaram do evento, que de alguma forma contribuíram ao longo de suas trajetórias, para a consolidação da paz também na Colômbia.