Daniel Dias defende diálogo sem perder de vista bandeiras históricas

Após oito anos o PCdoB reconquistou, no pleito de 2016, uma cadeira na Câmara com a eleição de Daniel Dias vereador de Montes Claros. Segundo o parlamentar eleito, o partido voltará a jogar o papel protagonista que sempre teve no município. Respeitado em todo Norte de Minas e com forte base social entre a juventude, os trabalhadores, os educadores e a intelectualidade, o PCdoB promete dar seguimento às lutas que o PCdoB sempre pautou, principalmente nesse momento delicado da política nacional.

Em entrevista ao Portal Vermelho-Minas, Daniel ressaltou a atuação do ex-vereador comunista Lipa Xavier – que por 16 anos – foi referência na cidade e no Norte de Minas. “Ter o mandato de um partido de esquerda, como o PCdoB, na Câmara de Montes Claros vai fazer toda a diferença – principalmente nas lutas dos estudantes, dos trabalhadores e servidores públicos da cidade. Também seremos um importante elo de interlocução regional. Montes Claros é atualmente um município com mais de 400 mil habitantes, mas que representa uma população de mais de 1,5 milhão de habitantes do Norte do estado”.

Lamentavelmente, a cidade de Montes Claros foi destaque na mídia nacional este ano após a prisão do prefeito Ruy Muniz – apenas um dia após a sua esposa, a deputada federal, Raquel Muniz, ter votado na Câmara a favor do golpe contra a presidenta Dilma Rousseff. O vereador eleito lamenta o episódio e afirma que ao longo do processo que destituiu a presidenta houve um grande movimento de resistência dos partidos de esquerda e movimentos sociais da cidade.

“Nos últimos 13 anos a região Norte de Minas deu uma maioria expressiva de votação ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e à ex-presidenta Dilma. Recebemos a concretização do golpe contra a presidenta Dilma como uma afronta à democracia. Entendemos que, por ser tão carente, o Norte de Minas tem muito a perder com a mudança dos rumos políticos do país”, afirma Daniel.

Ele explica que neste momento as mesmas forças contrárias ao golpe na cidade se organizam contra o desmonte do Estado – com a ameaça da retirada de investimentos nas áreas da saúde e educação. Montes Claros também possui hoje um movimento estudantil efervescente que ocupa escolas, universidades e institutos federais.

“Recebemos uma atenção especial com investimentos nas áreas da infra-estrutura, saúde e educação nos governos Lula e Dilma que está ameaçada. Através dos mandatos da deputada federal, Jô Moraes e do deputado federal, Wadson Ribeiro, o PCdoB também pautou investimentos importantes para o esporte, cultura e para as zonas rurais da região”
Ainda segundo ele, na Câmara dos vereadores, o PCdoB terá autonomia. “Nosso trabalho será justamente fiscalizar o poder público municipal. Seremos parceiros nas pautas que forem de interesse do município, mas sempre com a visão muito clara de que fomos eleitos para pautar o debate Legislativo”.

A renovação de cerca quase 70% da Câmara e eleição de Humberto Souto (PPS) para a prefeitura municipal são pontos de grande expectativa da política local. “Queremos contribuir com o Executivo, mas sem arredar o pé das nossas lutas. Nosso papel será o do diálogo – escutar muito, mas sem perder de vista as bandeiras históricas do PCdoB. No primeiro momento devemos manter uma posição de independência em relação ao Executivo municipal. Vamos aguardar os primeiros direcionamentos do prefeito para definirmos se nosso papel na situação ou na oposição”

Regionalmente, o parlamentar eleito afirma que há uma forte tendência de crescimento do PCdoB. “Elegemos representantes para as câmaras de Montes Claros, Januária, Botumirim entre outras. Também conquistamos a vice-prefeitura de Francisco Sá. Isso foi possível em função da atenção que a direção estadual, através do presidente, Wadson Ribeiro, tem dado para a região. Nosso papel será de apoio para o crescimento do Partido na região”.

Por Mariana Viel, da redação do Vermelho-Minas