Audiência pública debate realização da Bienal da UNE em Fortaleza

A 10° edição da Bienal da União Nacional dos Estudantes (UNE), que será realizada na capital cearense, foi tema de debate realizado pelas comissões de Ciência, Tecnologia e Educação Superior e de Juventude da Assembleia Legislativa do Ceará, na última quarta-feira (23). Para os organizadores, o evento, considerado o maior festival de juventude da América Latina, deve atrair mais de 50 mil estudantes.

Audiência pública debate realização da Bienal da UNE em Fortaleza

A deputada estadual Augusta Brito (PCdoB), uma das requerentes da audiência pública, frisou que o evento é uma oportunidade importante para os estudantes e artistas cearenses e que vai buscar apoio da Assembleia Legislativa para a iniciativa.

O deputado Carlos Felipe (PCdoB), que também propôs a audiência, sugeriu que o Fundo de Desenvolvimento do Esporte e Juventude possa ser usado em políticas que ajudem a fortalecer as pautas da juventude, como a cultura. O parlamentar informou ainda que irá sugerir a realização de uma audiência pública para debater as dificuldades dos estudantes universitários do interior do estado para ter transporte para a universidade.

O tesoureiro Geral da UNE, Ivo Braga, apresentou as informações sobre a 10° edição da Bienal da UNE, que acontece entre os dias 19 de janeiro e três de fevereiro de 2017, quando são esperados 15 mil estudantes universitários de todo o País, além de 50 mil pessoas de Fortaleza e do restante do Estado. De acordo com Ivo Braga, esse é o maior festival de juventude da América Latina e proporcionará uma troca de experiências entre estudantes, artistas e ativistas da produção cultural de universidades e também de fora das instituições de ensino.

A coordenadora geral do Circuito Universitário de Cultura e Arte da UNE, Patrícia Matos, destacou que o evento mobiliza artistas de todo o País e tem a proposta de discutir com o povo o processo de formação cultural do Brasil, além de proporcionar um espaço de debate sobre a política brasileira.

O pró-reitor de assuntos estudantis da Universidade Federal do Ceará, professor Manuel Antônio de Andrade, destacou a universidade como espaço para formação de grandes artistas.

O pró-reitor de assuntos estudantis da Universidade Regional do Cariri (Urca), professor Roberto José Siebra, destacou a região do Cariri como berço de arte e cultura no Estado. Ele afirmou que a Universidade Regional do Cariri fundou o Núcleo de Arte e Cultura e que há grande interesse dos estudantes em participar da Bienal da UNE, mas os universitários do Interior precisam de apoio.

Para o coordenador especial de Políticas Públicas de Juventude do Estado, David Barros, receber a Bienal da UNE é uma oportunidade para alavancar projetos locais e para que os visitantes de outros estados possam vivenciar a cultura cearense. Ele informou que a Secretaria irá fazer o possível para disponibilizar espaços para alojamento em prédios das universidades e escolas estaduais.

Também estiveram presentes à audiência pública a secretária-executiva da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), Nagyla Drummond; o representante da reitoria da Universidade Estadual do Vale do Acaraú, Flavio Leite; da Seduc, Marisa Botão, e da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas, Estafani Viela.