Em nota, UBM saúda o comandante Fidel: "Hasta Siempre!"

A União Brasileira de Mulheres (UBM) divulgou nota saudando o legado de luta pelo socialismo e justiça social do comandante revolucionário Fidel Castro, morto neste sábado (26) e destacou a preocupação do líder cubano com a questão da opressão patriarcal. "Por todo o processo revolucionário, Fidel demonstrou sensibilidade ímpar para a luta das mulheres por igualdade de gênero", diz o texto.

Mulheres com Fidel

Segue abaixo a íntegra:

"UBM saluda al comandante Fidel: Hasta Siempre!!

Neste sábado (26) despertamos com a triste notícia do falecimento do Comandante-em-chefe da vitoriosa Revolução Cubana, Fidel Castro Ruz, aos noventa anos de idade. Um dos grandes pilares da luta pelo socialismo nos séculos 20 e 21, deixa um legado de décadas de incansável luta por justiça social e soberania nacional.

Fidel nos encantava a todos, lutadores e lutadoras do mundo com sua clareza de ideias, sua eloquência vibrante e sua firmeza de atitudes. Era uma fortaleza cuja fibra moral irradiava a esperança em um mundo novo. Seus belos sonhos e seu braço libertário lideraram o povo cubano em uma jornada épica de libertação nacional, responsável por revolucionar um país atrasado e ultrajado pelo imperialismo e fazer dele uma nação soberana com o melhor sistema educacional da América Latina e com o melhor sistema de saúde do mundo. Um exemplo de solidariedade internacional e desenvolvimento humano.

Sempre preocupado com os valores socialistas, não lhe escapou a questão da opressão patriarcal. Por todo o processo revolucionário, Fidel demonstrou sensibilidade ímpar para a luta das mulheres por igualdade de gênero. A “Revolução dentro da Revolução” como ele se referia, transformou completamente a situação das mulheres em Cuba. Junto à grande guerrilheira Vilma Spín e às combativas companheiras da Federação de Mulheres Cubanas, Fidel apostou na força das mulheres revolucionárias e no florescimento da luta feminista socialista, um dos pilares da Revolução Cubana. Hoje, na pequena ilha caribenha, as mulheres cubanas ocupam espaços de poder e decisão do Estado e desfrutam de direitos como em nenhum outro país da América Latina: direito ao aborto e à contracepção, apoio à maternidade, à educação integral e laica, à saúde, à moradia e ao trabalho decente.

Estamos de luto. Todavia, continuaremos seguindo seu exemplo de luta e determinação. Às queridas companheiras da Federação de Mulheres Cubanas e ao valoroso povo cubano, nós, da União Brasileira de Mulheres, enviamos nossa solidariedade. Neste momento de dor e despedida, temos a certeza de que o legado deixado pelo comandante Fidel, ao longo de mais de 70 anos de luta incansável por um mundo melhor, será a chama a iluminar as futuras gerações de revolucionários e revolucionárias que continuarão o processo de construção de um mundo novo em Cuba, bem como a ideologia socialista mundo afora.

No dia em que nos despedimos de Fidel, impossível não nos recordarmos de uma de suas frases mais célebres: “Hoje à noite milhares de crianças dormirão nas ruas. Nenhuma é cubana.” Fidel Castro Ruz foi um dos grandes lutadores pelo progresso da Humanidade. Temos certeza, a história o reconhecerá!

União Brasileira de Mulheres
26 de novembro de 2016"