Estudantes e trabalhadores marcham em Brasília contra a PEC 55

Milhares de estudantes e trabalhadores estão em Brasília nesta terça-feira (29) lutando contra a aprovação da PEC 55 que será votada ainda hoje no Senado Federal. A marcha, organizada pela União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) União Nacional dos Estudantes (UNE) a Associação Nacional de Pós-Graduandos, em conjunto com entidades dos movimentos sociais, denuncia o conteúdo da proposta, que, caso aprovada, congelará nos próximos 20 anos investimentos nas áreas da saúde e educação.

Milhares de estudantes marcham em Braslía contra a PEC 55 - Bruno Brou/ Cuca da UNE
Camila Lanes, presidente da Ubes participa da manifestação. "São mais de 25 mil pessoas em Brasília, que sairam de suas escolas e universidades para lutar contra a PEC 55, somos contra todas as medidas que o Governo Federal vem implementando, você que mora no Distrito Federal, venha ocupar as ruas conosco, o Brasil vai parar hoje", convoca a estudante. 

Carina Vitral, presidenta da UNE, registra a importância da ação contra o desmonte do Estado. "Estamos aqui na concentração de um grande ato mobilizado pelos estudantes e trabalhadores, vamos juntos derrubar essa PEC e acabar com o congelamento dos recursos da educação", diz.

Violência 

Os estudantes se concentraram no início da tarde em frente o Ministério da Educação e seguiram rumo ao Congresso Nacional, onde acompanham o processo de votação da PEC 55.

Quando chegaram no local, os manifestantes foram repreendidos por policiais que usaram da truculência. Segundo informações da Mídia Ninja, alguns jatos de spray de pimenta foram lançados, além de bombas de gás lacrimogêneo, causando correria. Existem manifestantes feridos.

Assista ao vídeo abaixo com cenas da repressão: 

Nos últimos dois meses, os estudantes secundaristas e universitários protagonizam uma batalha contra a implementação da PEC 55. Apesar da quase inexistente cobertura da grande mídia e da constante criminalização dos movimentos, mais de 1.200 escolas e Instituições de ensino superior foram ocupadas para fazer frente ao sucateamento da educação pública.
 

Confira fotos e imagens da manifestação:  (Fotos e imagens: UNE e Mídia Ninja e CTB) 

Direto de Brasília presidente da CTB, Adilson Araújo, destaca a força da unidade entre classe trabalhadora e estudantes contra o pacote de maldades do presidente sem voto Michel Temer (Fonte: CTB)