Aulões preparatórios para o Enem são ofertados nas unidades prisionais

Em uma ação conjunta da Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado (Sejus) e da Secretaria da Educação (Seduc), internos de unidades prisionais e cadeias públicas do Estado têm a oportunidade de encontrar nos estudos uma ferramenta eficaz para a mudança de vida. 

Aulões preparatórios para o Enem são ofertados nas unidades prisionais

Até o próximo dia nove de dezembro, aulões preparatórios para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) serão ministrados pelos professores e convidados nas unidades prisionais através da Escola de Ensino Fundamental e Médio Leo Arlindo Lorscheider.

Na manhã desta quinta-feira, dia 1º de dezembro, o vereador e professor de História Evaldo Lima realiza uma aula preparatória na Casa de Privação Provisória de Liberdade Agente Elias Alves da Silva (CPPL IV).

O Instituto Penal Feminino Desembargadora Auri Moura Costa, a Casa de Privação Provisória de Liberdade Agente Elias Alves da Silva (CPPL IV), a Unidade Prisional Irmã Imelda Lima Pontes e a Cadeia Pública de Maracanaú receberão os aulões preparatórios com o objetivo de preparar melhor os inscritos nas áreas de Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Matemática, Linguagens e Códigos e Redação. Além dos professores lotados, professores voluntários e convidados participam dos aulões. A prova será realizada pelos internos nos dias 13 e 14 de dezembro.

O assessor educacional da Sejus, Rodrigo Moraes, destaca o crescimento da adesão ao Enem pelos internos no ano de 2016: “É importante ressaltar o aumento do alcance, que foi de 58 unidades em 2015 para 62 em 2016, e os inscritos que, esse ano, somaram 1.382”. No ano passado, a Sejus alcançou um recorde de aprovados na seleção. Foram 11 selecionados no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e outros 18 conquistaram bolsas de gratuidade no Programa Universidade para Todos (ProUni).

Vale salientar que além de ampliar o conhecimento e ter a possibilidade de abrir novos rumos, quem estuda enquanto cumpre a pena pode reduzir o tempo de detenção. A cada 12 horas de aulas, um dia é reduzido na condenação.