Bancada do PCdoB repudia repressão policial à manifestação popular

Parlamentares do PCdoB pedem que Presidência da Câmara e governo do Distrito Federal investiguem excessos policiais durante manifestação realizada por estudantes na terça-feira (29) e condenam depredações ao patrimônio público.

Cavalaria PM - Foto: Mídia Ninja

Para a bancada comunista ""é inaceitável que se promova uma repressão tão violenta com lançamento de bombas, balas de borracha e spray de pimenta contra todos os participantes da mobilização". A nota divulgada nesta quarta-feira também condena a depredações do patrimônio público e privado e afirma que "os policiais deveriam ter identificado e retirado quem promoveu isso, e não reprimir todos os cidadãos que expressavam sua insatisfação com a votação no Congresso".

Leia abaixo a íntregra da nota:

Condenamos as tentativas de criminalização dos manifestantes que tomaram a Esplanada dos Ministérios na última terça-feira (29). Milhares de pessoas que protestavam contra a aprovação no Senado da PEC 55, que congela por 20 anos investimentos em áreas essenciais, como educação, saúde e segurança, foram duramente reprimidos pela Polícia Militar do Distrito Federal.

É inaceitável que se promova uma repressão tão violenta com lançamento de bombas, balas de borracha e spray de pimenta contra todos os participantes da mobilização, tendo como justificativa fatos isolados. Dezenas de manifestantes foram agredidos. Somos contra depredações do patrimônio público e privado. Os policiais deveriam ter identificado e retirado quem promoveu isso, e não reprimir todos os cidadãos que expressavam sua insatisfação com a votação no Congresso. Atitudes pontuais não podem ser usadas para desgastar a imagem do movimento junto à opinião pública.

A mobilização contra a PEC 55 é legítima e mostra que a resistência às medidas adotadas pelo governo federal cresce a cada dia. Defendemos que o direito à livre manifestação seja respeitado. A democracia precisa ser preservada. Não podemos transformar as ruas em campo de guerra. Uma maioria eventual no Congresso não pode virar as costas para a sociedade nem pode calar sua voz com truculência.

Exigimos que os todos fatos sejam investigados pela Presidência da Câmara dos Deputados e pelo governo do Distrito Federal. E os responsáveis pelos excessos devem ser punidos.

Bancada do PCdoB no Congresso
Brasília, 30 de novembro de 2016.