Papa Francisco condena terrorismo e mostra simpatia pela Síria

Foi entregue ao presidente Bashar al-Assad uma carta do papa Francisco pelo Núncio Apostólico para a Síria, cardeal Mario Zenari, que foi recebido pelo presidente na segunda-feira (12).

Cardeal Mario Zenari Bashar al-Assad

O papa Francisco expressou sua emocionada simpatia pela Síria e seu povo à luz das difíceis circunstâncias que o país atravessa, e afirmou a condenação do Vaticano à todas as formas de extremismo e terrorismo.

O papa clamou em sua carta pela união dos esforços em prol do fim da guerra na Síria e da restauração da paz de modo que o país se mantenha um modelo de coexistência de culturas e religiões como sempre foi.

De sua parte, o presidente al-Assad parabenizou Zenari por sua ordenação como cardeal, notando que a decisão de mantê-lo como Núncio Apostólico para a Síria mesmo após tornar-se cardeal – caso único no mundo – é apolítica, histórica, e humanitária, um presente que demonstra o grande carinho do papa para com a Síria e seu povo.

Sua Excelência afirmou que a Síria, como Estado e povo, está determinada a restaurar a segurança e a estabilidade, e segue concluindo reconciliações com os rebeldes, uma ótima maneira de atingir seus propósitos.

O cardeal Zenari disse estar feliz de continuar sendo Núncio Apostólico para a Síria após sua ordenação de cardeal, enfatizando que a Síria, berço do cristianismo e da religião, é um Estado de extrema importância que tem um papel central na região, e que deve superar os problemas que passa e se tornar melhor do que antes.