Sejus: Convênio ampliará ações de cultura no sistema penitenciário

Um projeto para o sistema penitenciário que se propõe humanizado tem em seus pilares a capacitação profissional, a inserção no mercado de trabalho e o incentivo à educação. Além desses elementos, a cultura é parte essencial desse programa. Com esse propósito, a Secretaria da Justiça e Cidadania (Sejus) e a Secretaria da Cultura (Secult) assinam o termo de parceria para ampliar as parcerias culturais que existem no sistema penitenciário, nesta segunda-feira (12), às 16h, na sede da Secult.

Cultura

Além disso, as duas secretarias se unem a outras instituições da sociedade civil para discutir a construção do Plano Estadual de Cultura para o Sistema Penitenciário. O Plano nasce a partir de reuniões do grupo de trabalho formado por técnicos da Sejus e da Secult, que teve a finalidade de ampliar e fortalecer os projetos culturais já existentes no sistema prisional, como meio de auxiliar a reinserção social dos internos e egressos.

Para Cristiane Gadelha, coordenadora de Inclusão Social do Preso e do Egresso da Sejus (Cispe), mesmo enquanto o Plano não é concluído, as secretarias já estão trabalhando importantes ações culturais nas unidades prisionais. É o caso, por exemplo, das ações referentes à remição de pena pela leitura, que tem contado com a parceria da Secult com doação de livros e apresentação de autores, por exemplo. Além dos internos e egressos, agentes e colaboradores da Sejus também serão beneficiados com o acesso às ações culturais.

Ainda para a coordenadora, a maior importância de um Plano Estadual de Cultura pensado para dentro do sistema penitenciário é a melhoria da qualidade de vida no encarceramento. “O objetivo é respeitar a dignidade humana, apresentar a eles novos conhecimentos e habilidades, além de dar a ele o básico, que é o próprio acesso à cultura”, explica Cristiane.

O secretário da Cultura do Estado do Ceará, Fabiano dos Santos Piúba, ressalta a ampliação de ações em parceria com a Sejus e com outras secretarias do Governo do Estado, e o trabalho para ampliar as ações culturais pensadas para internos e egressos do sistema penitenciário, além de agentes e colaboradores.

"Ampliar a agenda na cultura do governo é fazer a cultura estar cada vez mais presente em várias frentes, como nesse trabalho tão importante, de assegurar a cidadania cultural de todas as pessoas, inclusive no sistema penitenciário. Os direitos culturais são tão fundamentais e importantes quanto quaisquer outros. Assegurar esses direitos é dever do Estado e é um modo de descobrir talentos, revelar potenciais, contribuir para novos horizontes para as pessoas", destaca o secretário.

Agradecendo à Sejus pela parceria, Fabiano dos Santos Piúba enfatiza ainda que novas ações contemplarão as unidades prisionais, como os Agentes de Leitura, democratizando o acesso ao livro, e a Bienal Internacional do Livro do Ceará, que acontecerá em abril de 2017 e também incluirá atividades nesses espaços, com a presença de escritores convidados. A parceria entre as secretarias também propõe a organização e a melhoria das bibliotecas existentes nas unidades penitenciárias.

A Secult, também como parte do Plano, incluirá em seus editais a Sejus como espaço para exibição de arte. Com isso, os grupos interessados em editais da Cultura poderão levar seus trabalhos para dentro do sistema prisional.

O próximo passo é ampliar o Grupo de Trabalho formado pela Sejus e pela Secult, convocando entidades e associações da sociedade civil que queiram contribuir com o Plano.

Serviço

Assinatura do Plano Estadual de Cultura para o Sistema Penitenciário

Data: 12 de dezembro
Horário: 16 horas
Local: Secult – Rua Major Facundo, 500 – Centro