Em estado de greve, jornalistas se mobilizam por reajuste salarial

No mesmo dia em que o Ato Institucional Nº 5 (AI-5) completa 48 anos de sua decretação pelo regime militar e também na data em que o Senado aprovou a Proposta de Emenda Constitucional 55 – a chamada PEC da Morte – que congela por 20 anos os gastos públicos, os jornalistas cearenses voltaram às portas dos três jornais impressos sediados em Fortaleza para reivindicar reajuste salarial de 9,88% e valorização pelo seu trabalho.

Em estado de greve, jornalistas se mobilizam por reajuste salarial

Em campanha salarial encabeçada pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Ceará (Sindjorce), trabalhadores dos jornais Diário do Nordeste, O Povo e O Estado realizaram, na última terça-feira (13), mobilizações contra a proposta patronal de 5% de reajuste salarial. O índice sequer repõe a inflação do período da data-base de 1º de setembro de 2015.

As mobilizações resultam do calendário de estado de greve decretado pela categoria nos dias 7 e 8 de dezembro, em assembleias por local de trabalho, com votação unânime no Diário do Nordeste e no O Estado. No O Povo, houve apenas uma abstenção.

Além do calendário de mobilização, os jornalistas deliberaram pela instalação do estado de assembleia permanente, onde autorizam o sindicato a convocar assembleias a qualquer momento.

O estado de greve é uma situação que é aprovada pelos trabalhadores alertando aos patrões que a qualquer momento poderão deflagrar a greve. Quando uma categoria decide entrar em estado de greve, significa que ela vai iniciar os preparativos para intensificar sua mobilização e estratégias de resistência.