Guatemala atinge ótimos níveis na área de educação, afirma ministro

A Guatemala exibe hoje resultados sem precedentes em matéria educativa depois da implementação de políticas de inclusão, destacou o ministro de Educação, Oscar Hugo López.

Indígenas guatemala

O titular afirmou que entre as ações para melhorar a qualidade do ensino se destacam a ampliação da cobertura tecnológica e a entrega gratuita de material escolar às crianças e professores, segundo a Agência Guatemalteca de Notícias.

Pela primeira vez na história da Guatemala atingiu-se 177 dias efetivos de educação durante o ciclo escolar em 2016, frente aos 163 dias do período anterior, ressaltou o Ministro.

A fonte assinalou que durante o presente ano se trabalhou na melhoria da infraestrutura de 350 encontros de docentes em colaboração com alianças público-privadas, e se entregaram cinco mil equipamentos tecnológicos às escolas rurais.

Além disso, se priorizou a impressão de textos escolares bilíngues em mais de 15 dialetos locais para responder às necessidades, às características e às aspirações das diferentes comunidades segundo sua etnia.

Para 2017 o Ministério da Educação prevê focar o orçamento na melhoria da infraestrutura escolar, na construção de novas escolas e institutos tecnológicos, com prioridade no ocidente do país.