Comunistas recebem embaixador do Vietnã no Brasil

O embaixador do Vietnã no Brasil, Nguyen Van Kien, esteve na Comissão de Relações Exteriores na última semana.

Comunistas recebem embaixador do Vietnã no Brasil

Parlamentares e empresários devem fazer roteiro de visitas ao Vietnã em março de 2017 para incrementar relações comerciais entre os dois países. A agenda foi definida em encontro de despedida com Kien que retornará a Hanói, capital vietnamita, ainda em dezembro deste ano.

A discussão serviu para fazer balanço das trocas comerciais entre Brasil e Vietnã, que chegaram a envolver US$ 4 bilhões nos últimos três anos e meio, período em que Kien esteve à frente da embaixada. Ex-presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, a deputada Jô Moraes (PCdoB-MG) participou da reunião. “Nesse período recente, o Brasil e o Vietnã intensificaram muito as relações, ampliando a balança comercial. Há um interesse muito grande de cooperação na área de agricultura e de tecnologia. Temos muito a aprender com os países da Ásia e da Oceania. O Vietnã é referência”, destaca Jô Moraes.

Nos últimos anos, foram firmados acordos de cooperação com governos estaduais e empresários brasileiros. As tratativas se referem à compra e venda de peixe, arroz, soja e carne de boi e frango. Estabeleceram-se ainda como cidades-irmãs São Luiz do Maranhão e Hanói.

Estiveram presentes os deputados comunistas Ângela Albino, Chico Lopes, Jô Moraes e Luciana Santos-, Nelson Marquezelli (PTB-SP), além do presidente da Associação de Amizade Brasil-Vietnã, o ex-senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) e da ex-deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC).

República Democrática Popular da Coreia

Em outra frente, a presidente nacional do PCdoB, deputada Luciana Santos (PE), teve reunião com o embaixador plenipotenciário da República Democrática Popular da Coreia nesta semana. Ela fez apresentação sobre a situação política do Brasil e recebeu informações sobre a crise política na Coreia do Sul, que levou ao impeachment da presidente Park Geun Hye. Ficou definido também que o PCdoB deve visitar a região no próximo ano.