Conselho de Segurança da ONU decide monitorar evacuação de Alepo

Todos os membros do conselho votaram a favor da resolução para executar o monitoramento de evacuação de civis da cidade síria de Alepo.

Rússia assume presidência do Conselho de Segurança da ONU - Sputnik

A versão final da resolução proposta foi aprovada no domingo (18) durante consultas a portas fechadas, que duraram mais de três horas. O projeto baseou-se em projetos anteriores de autoria da França e da Rússia.

A evacuação de civis será realizada de todos os bairros de Alepo oriental marcados pelo conflito armado e pela ocupação terrorista.

O documento prevê que o secretário-geral da ONU garanta aos observadores da ONU e de diferentes organizações internacionais as condições necessárias que permitam o monitoramento da situação dos civis de Alepo oriental, que esteja "em completa conformidade com a lei humanitária internacional".

Potências mundiais chegam a acordo sobre projeto de resolução para evacuação de Alepo Na resolução, é destacado que todas as "partes interessadas" deverão ser consultadas sobre as respectivas condições.

O Secretário-Geral da ONU também terá que informar o Conselho de Segurança sobre as preparativas e "pôr em prática imediatamente as medidas declaradas".

Na sexta-feira passada (16), o Ministério da Defesa da Rússia anunciou que Alepo está sob pleno controle do governo da Síria, tendo, o exército do país, cumprido a operação de libertação dos bairros orientais da cidade.

Civis e militares estão saindo da cidade em conformidade com o acordo de cessar-fogo entre os grupos restantes de resistência e as forças governamentais.