Turquia detém seis pessoas depois de assassinato do embaixador russo

A polícia turca prendeu seis pessoas após o assassinato do embaixador da Rússia em Ancara, Andrei Karlov, nesta segunda-feira (20), informou a imprensa estatal do país. Segundo a agência de notícias Anadolu, os pais, a irmã e dois outros membros da família do policial que executou o atentado estão sob custódia na província de Aydin, além de um homem que dividia uma residência com ele na capital turca.

Mevlut Mert Altintas

Karlov foi morto a tiros pelo policial Mevlut Mert Altintas, de 22 anos, no início da noite desta segunda-feira. O ataque ocorreu quando Karlov, de 62 anos, discursava na abertura de uma exposição fotográfica numa galeria de arte. O atirador, que não estava em serviço, gritou "não se esqueçam de Alepo! Não se esqueçam da Síria!".

O policial estava ao lado do embaixador enquanto este discursava. Ele disparou oito tiros, segundo testemunhas. O embaixador caiu logo após ser atingido, enquanto o atirador iniciou um discurso em árabe e turco.

Os ministros do Exterior da Rússia, Serguei Lavrov, e da Turquia, Mevlüt Cavusoglu, afirmaram que vão unir esforços e trabalhar em conjunto para combater o terrorismo. Ambos se reunirão nesta terça-feira com seu homólogo iraniano para debater a situação na cidade de Alepo, na Síria.

Embaixada americana é alvo de tiros

A embaixada dos Estados Unidos em Ancara foi fechada após uma pessoa descarregar uma arma de fogo em frente ao local durante a madrugada desta terça-feira. Os consulados americanos em Istambul e Adana também foram fechados por motivos de segurança.

A embaixada afirmou que o atirador foi preso. Não houve feridos no incidente, ocorrido horas após o assassinato do embaixador russo.

A missão diplomática americana alertou diversas vezes seus cidadãos sobre os riscos de segurança na Turquia após a série de ataques terroristas ocorridos no país, recomendando que seja mantido "um alto nível de alerta" e tomadas as "medidas apropriadas para reforçar a segurança pessoal".

O Irã também anunciou o fechamento de suas embaixadas e consulados no país nesta terça-feira. As representações diplomáticas da Alemanha e da França continuarão a funcionar normalmente.