2016 foi o ano que ocupamos tudo pela democracia, diz Carina Vitral

A presidenta da UNE, Carina Vitral fez um balanço de 2016, “o ano que ocupamos tudo”. Para a dirigente estudantil, foi um período de lutas em defesa da democracia, contra os retrocessos na educação propostos pelo governo golpista e a retirada de direitos conquistados ao longo de décadas pelos trabalhadores.

Carina Vitral - Bruno Bou

Este ano foi marcado por um golpe de Estado contra a presidenta Dilma Rousseff que teve, como consequência, um grave ataque aos direitos dos trabalhadores, dos estudantes e de todo o povo brasileiro. Poucos dias depois do início da gestão dos golpistas, eles entregaram o pré-sal aos interesses estrangeiros, em seguida aprovaram a PEC “da morte”, que congela os recursos destinados às políticas públicas por duas décadas.

Mas pra cada novo golpe, os etudantes responderam com resistência, exemplo de organização e democracia, por isso, para a presidenta da UNE, mostraram que estão dispostos a lutar para garantir os direitos conquistados e ir além.

Carina avisa que 2017 será um ano de novas batalhas. “Terminamos de pé, lembraremos de 2016 por tudo que fomos capazes, mas sabemos também que somos capazes de muito mais. Ano novo, novo fôlego, novas pedras, novos caminhos, estamos prontos, vamos à luta!”.

Assista ao vídeo: