Governo cubano espera crescimento da economia para 2017

Cuba deverá enfrentar tensões financeiras e desafios para o 2017 e ainda assim a expectativa é de um caminho crescente para a economia nacional, previu o presidente Raúl Castro.

Raúl Castro - Reuters

Durante as palavras de encerramento da última sessão anual da Assembleia Nacional (Parlamento), o chefe de Estado cubano apresnentou algumas medidas a tomar para conseguir um crescimento da economia.

Entre elas, mencionou que deverão ser garantidas as exportações e a cobrança oportuna destas; o aumento da produção nacional para substituir importações; redução nas despesas não imprescindíveis e uso racional e eficiente dos recursos disponíveis.

Sobre o uso do nome e figura do líder histórico da Revolução cubana, Fidel Castro, explicou que o Parlamento consagrou nesta terça-feira em Lei a vontade expressada por Fidel até as últimas horas de vida. Ele nos legou seu exemplo imperecível, irrenunciável otimismo e fé na vitória, expressou.

Os parlamentares ratificaram uma lei que proíbe utilizar o nome de Fidel Castro para nomear ruas e praças, ou construir monumentos em sua memória, de manqira consequência com a vontade do líder cubano, falecido no dia 25 de novembro.

Sobre isso, o historiador de Havana, Eusebio Leal, disse que esta decisão do Comandante em Chefe de Cuba fica como um legado para o mundo do que é o retrato e perfil de um verdadeiro revolucionário.

Fidel se foi invicto e seu espírito de luta permanecerá na consciência de todos os revolucionários de hoje, de amanhã e de sempre, afirmou e ratificou que assim ficará demonstrado na Revista Militar e marcha do Povo Combatente no próximo dia 2 de janeiro, indicou o presidente cubano.

Durante a jornada plenária do Parlamento cubano, também foi aprovada a Lei do Orçamento do Estado para 2017, que estabelece destinar 51% das despesas correntes da atividade orçada para saúde, educação e assistência social.

Os legisladores fizeram um chamado a promover a produção de bens e serviços com destino à exportação, administrar eficientemente sua cobrança e avançar na substituição de importações, elementos essencial para aumentar a disponibilidade de divisas do país.

Assim mesmo, elegeram hoje a primeira secretária do Comitê Nacional da União de Jovens Comunistas (UJC), Susely Morfa, membro do Conselho de Estado cubano.